Secretaria de Trabalho lança projeto para acesso a serviços digitais

0
588

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda inaugurou, esta semana, o projeto piloto da Estação Digital do Trabalho e Emprego (Edite) no posto Sine Barra da Tijuca, localizado no Shopping Aerotown. O projeto consiste na implantação de um novo modelo de unidade de atendimento para o cidadão fluminense que permite dar conhecimento, ambiente, recursos e acompanhamento para acesso a serviços digitais relacionados direta e indiretamente ao mundo do trabalho.

Na fase inicial do projeto estão sendo apresentados seis serviços de conteúdos relacionados ao mundo do trabalho e com disponibilidade de soluções digitais que facilitam a inclusão, abrangência e capacidade de atendimento da Rede Setrab. Entre os serviços digitais oferecidos nas máquinas estão habilitação ao seguro-desemprego, CTPS digital, cadastro, consulta e autoencaminhamento a vagas de emprego, consulta a informações de vínculos formais de trabalho (como o CNIS e tempo de serviço para fins de aposentadoria), serviços de empreendedorismo (Sebrae) e cursos de qualificação profissional gratuitos, entre outros.

Para todos serviços, estão em foco as diretrizes da política de governo digital, que prevê novas ferramentas online de serviços públicos (automação serviços) e a disponibilização de recursos físicos necessários para acesso remoto. Os atendimentos serão realizados através de computadores com conexão à internet, por meio de autoatendimento nos Espaços Edite, com orientação personalizada de profissionais treinados para apoiar cada cidadão em suas demandas pelo serviço digital.

O projeto Edite, inédito em todo o Estado do Rio de Janeiro, vem ao encontro da política de governo digital (gov.br), cujo objetivo é a oferta de uma nova forma de atendimento, com soluções simplificadas, mais econômicas e de maior autonomia para o cidadão. A proposta é que, em breve, a nova modalidade de atendimento seja expandida, não só para todos os postos Sine, mas também em parceria com prefeituras e diferentes instituições com o intuito de levar seus serviços à população fluminense.