Secretaria Municipal de Cidadania promove campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio

0
417

Com o objetivo de ajudar a reforçar o estoque de sangue da cidade, a Secretaria Municipal Especial de Cidadania, em parceria com o Hemorio, promoverá, na próxima quarta-feira (10/8), um dia de coleta de sangue no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Rua Afonso Cavalcanti, 455, Subsolo, Sala 2, na Cidade Nova. Em fevereiro, a primeira ação da parceria rendeu 85 bolsas coletadas aptas. Considerando que cada bolsa pode ajudar, no mínimo, 4 pessoas, a campanha pode ter beneficiado 340 pacientes.

De acordo com o Hemorio, os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente, e o Brasil tem hoje 1,8% de doadores.  Para atender à demanda dos pacientes no estado do Rio é necessário obter pelo menos 300 bolsas de sangue por dia.

Motivada pelo sucesso da primeira ação, a Secretaria de Cidadania buscou novas parcerias. Desta vez, a campanha vai contar com o trabalho de voluntários inscritos no programa Colabora Rio, também gerenciado pela pasta. Os voluntários, além de contribuir como doadores, estão divulgando a campanha e, no dia da coleta, estarão espalhados pelo prédio da sede da Prefeitura e pelo bairro, conscientizando e mobilizando pessoas.

O ponto de coleta vai funcionar, no dia 10, de 10h às 15h, para atender a todos os doadores voluntários.

O que é necessário para doar:

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar no mínimo 50 Kg;

– Não estar em jejum;

– Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Atenção:

– Ter tomado a dose da vacina contra a Covid-19 há, no mínimo, 7 dias;

– Ter tomado a dose da vacina da gripe (influenza) há, no mínimo, 2 dias;

– Caso tenha contraído a Covid-19, pode doar sangue após 30 dias.

* Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. É necessária a autorização do responsável e um documento de identidade original desse responsável.

Em casos de dúvidas – Disque Sangue: 0800-282-0708