Semana da Consciência Negra em Japeri

0
663

O Dia da Consciência Negra, estabelecido em 20 de novembro por lei federal, é a base de uma série de palestras que a Secretaria Municipal de Educação de Japeri realiza desde a última quinta-feira (14/11), em seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Japeri, sob o tema “Construção de Práticas Pedagógicas em Consonância com a lei 10.639/2003”.

O evento reúne gestores, professores, orientadores pedagógicos e educacionais e alunos. As palestras serão ministradas nas Escolas Celina Rodrigues,  nos dias 18 e 19/11, na Escola Municipal Ary Schiavo, às 9h.

Ainda no dia 19/11, a Semana da Consciência Negra continua na Escola Ary Schiavo, às 14h; e no dia 22/11, nas Escolas Aristides Arruda e Darcílio Ayres, às 14 horas.

Entre os temas a serem abordados estão: Relações Étnicos Raciais; Linhas Invisíveis que Delimitam as Esquecidas Vidas Periféricas; Educação Pedagógica e Temáticas Sensíveis na Sala de Aula – Caminhos e Possibilidades; Somos Todos Pretos: Práticas Pedagógicas de Valorização das Relações Étnicos-Raciais na Educação Infantil; e Educação das Relações Étnico Raciais na Escola.

A Secretária Municipal de Educação de Japeri, Prof. Roberta Bailune, lembra que o objetivo do evento é desconstruir o preconceito étnico-racial e os estereótipos no âmbito do espaço escolar. Na sua avaliação, a Semana da Consciência Negra é uma oportunidade para se repensar valores, como o respeito e a ética.