Semana do Folclore: novo livro de Isa Colli mostra lendas e danças populares da cultura indígena

0
564

De 23 a 27 de agosto, as escolas brasileiras irão trabalhar uma data festiva muito especial: o Folclore. Como o dia 22 caiu no domingo, a comemoração acontecerá ao longo da semana. Para quem gosta do tema, a editora Colli Books tem uma dica de lançamento especial: o livro “Descobertas de Inaiá”, da escritora Isa Colli, chegará às livrarias e sites de vendas no dia 5 de setembro, quando se celebra o Dia da Amazônia. Inaiá é uma menina indígena que descobre um mundo repleto de desafios e novidades quando começa a estudar em uma escola fora da aldeia. Na história, a criançada irá conhecer lendas e danças do folclore brasileiro, passadas de geração a geração pelos povos indígenas.

Inaiá é uma menina indígena, que vive na tribo Kambeba, na região do médio Solimões, na Floresta Amazônica. Os Kambeba, originários do Peru, também são chamados de Omágua, que significa o povo das águas. Na história, Inaiá descobre um mundo repleto de desafios e novidades quando começa a estudar em uma escola fora da aldeia. A chegada da jovenzinha no colégio novo muda a sua vida e a dos colegas de classe. Juntos, eles aprendem a riqueza das tradições indígenas, as heranças culturais de diferentes nações e a importância de se respeitar as diferenças.

Na história, a criançada irá conhecer lendas e danças do folclore brasileiro, passadas de geração a geração pelos povos indígenas. Uma delas é a Lenda dos Jaguares. A outra é a Lenda de Yaci, que significa Lua para os Kambeba. O livro também mostra a dança do Kuarup (nome de uma árvore sagrada), realizada em rituais fúnebres; a Acyigua, dança mística do povo guarani, que é feita para resgatar a alma do índio que morre assassinado; Atiaru, ritual feito pelas mulheres para afugentar os maus espíritos e atrair os bons; e a Dança da Onça, só para citar alguns exemplos.

O enredo traz, ainda, a lenda do Curupira. Na cultura Kambeba, o Kurupira é escrito com “K”. Ele é um ser mitológico que vive na floresta, protege a mata e os animais e avisa de perigos e fenômenos da natureza, como temporais. E pode apresentar diversas formas: pode ser uma mulher baixinha de cabelos vermelhos e pés virados para trás; um menino com as mesmas características; ou um ser totalmente branco.

“Esse livro conta com riqueza de detalhes as curiosidades sobre a cultura e tradições indígenas. É um ótimo ponto de partida para trabalhar o folclore brasileiro, com seus personagens misteriosos e encantadores. Escrever para os leitores adolescentes é um grande desafio. Espero que eles gostem deste meu novo livro”, diz a autora Isa Colli.

Serviço:

Lançamento do Livro Descobertas de Inaiá

Quando: dia 5 de setembro

Onde: sites Amazon, Bol, Kobo, Books.google, além das lojas Magalu, Shoptime, Fnac, Americanas e Submarino.

Informações: collibooks.com