Seminário Cultural Carioca: O incentivo à produção cultural no Brasil em debate

0
252

O setor de entretenimento foi um dos mais afetados pela crise econômica e pelas mudanças nas políticas de investimento em cultura nos últimos anos. Agora, com a retomada da economia, dos eventos e com a transição de governo, agentes públicos, especialistas e produtores terão a oportunidade de discutir sobre desafios, rumos e formas de impulsionar a produção cultural e a economia criativa. 

Para estimular esse debate e ouvir a opinião de especialistas e autoridades no assunto, a Sagre, agência especializada em projetos incentivados, realiza a 12ª edição do Seminário Cultural Carioca, evento que neste ano tem como tema principal “Os desafios da indústria da economia criativa e do entretenimento”. 

Além de projetos e patrocínios por meio das Leis de Incentivo, o evento também vai debater a Lei Paulo Gustavo, recém regulamentada pelo Governo Federal e que vai disponibilizar cerca R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura a serem distribuídos entre estados e municípios para fomentar a produção cultural em todo o país. 

O seminário, gratuito, acontece em 6 e 7 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), reunindo representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de produtores e empresas patrocinadoras para debater o cenário atual das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte no país. No evento, serão apresentados ao público números do mercado cultural e da economia criativa, além de cases de sucesso e exemplos de investimentos por meio das Leis de Incentivo. 

Inscrições gratuitas em https://www.sympla.com.br/evento/seminario-cultural-carioca-2023/1988771 

Desde 2011, a Sagre promove o Seminário Cultural Carioca para ser justamente um espaço de troca de experiências e aprendizado entre produtores, incentivadores e órgãos públicos, como conta Marco Antônio Junqueira, idealizador do evento e fundador da agência, pioneira no segmento, criada em 2005. 

“Ao longo dos anos, o Seminário se tornou uma importante opção de atualização do mercado para profissionais de marketing, da produção cultural, patrocinadores e agentes públicos. O evento também serve para aproximar produtores, patrocinadores e representantes das leis de incentivo, lacuna que a gente sentia no mercado desde sempre”, explica Junqueira.

 

Economia criativa e Projetos Incentivados 

No primeiro dia de debates (6/6), o evento contará com a presença da secretária de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que falará sobre a Política Cultural do estado e a Lei Paulo Gustavo; representantes da Comissão Carioca de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pela Lei do ISS; entre outros especialistas. A política cultural do estado e do município do Rio estará em evidência. 

No dia seguinte (7/6), Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura, falará sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura – a famosa Lei Rouanet -; juntamente com Milton Bittencourt, representante da Petrobras, tradicional incentivadora da cultura e dos esportes por meio das leis de incentivo. 

Já os representantes da Secretaria de Esportes e Lazer do estado do Rio apresentarão a política de esporte no estado fluminense e a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, ao lado de Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr, responsável pelo trabalho social promovido pelo craque do Real Madrid e da seleção. 

Ao final do primeiro dia haverá show com a cantora Luana Berti. E, no segundo dia, a apresentação será do cantor Fred Chico. Em ambos, o evento promoverá sorteio de livros e de convites para eventos culturais. 

A 12ª edição do Seminário Cultural Carioca tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio, e o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e Governo Federal.

 

Programação 2023:

06/06 – Terça-feira

16h às 16h10 – Abertura Institucional

– Marco Antônio Junqueira – Fundador da Sagre e idealizador do Evento

 

16h10 às 17h30 – Painel 1: Política Cultural do Estado do RJ, Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS-RJ) e os principais desafios dos Produtores

– Danielle Barros – secretária de Cultura e Economia Criativa do estado do RJ

– Conceição Diniz – representante da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

– Reinaldo Gomes – diretor-geral da Revista Traços

– Representante Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)

 

17h30 às 17h40 – Intervalo

 

17h40 às 18h50 – Painel 2: Política Municipal de Cultura, Editais e Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS-RJ)

– Representante da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMC)

– Luana de Souza – membro da Comissão Carioca de Promoção Cultural (CCPC)

– Mateus Simões – sócio-diretor da Agência Olga e Fundador da Nova Orquestra

– Miguel Colker – diretor do Festival Hacktudo

 

19h às 20h – Encontro de Networking e show musical: Luana Berti

Sorteio de livros de arte e convites para eventos culturais

 


07/06 – Quarta-feira

 

16h às 16h10 – Abertura Institucional

– Marco Antônio Junqueira – Fundador da Sagre e idealizador do evento

 

16h10 às 17h30 – Painel 1: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Mudanças e Perspectivas

– Henilton Menezes – secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura – Ministério da Cultura

– Milton Bittencourt Neto – coordenador de Patrocínios Culturais e Esportivos da Petrobras

– Junior Perim – diretor-presidente Circo Crescer e Viver

 

17h30 às 17h40 – Intervalo

 

17h40 às 18h50 – Painel 2: Política de Esporte do Estado do RJ e Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – Desafios e Oportunidades

– Representante da Secretaria de Esportes e Lazer do estado do RJ

– João Bosco – representante da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

– Victor Rodrigues Ladeira – diretor-executivo do Instituto Vini Jr.

– Representante Enel

 

19h às 20h – Encontro de Networking e show musical: Fred Chico

Sorteio de livros de arte e convites para eventos culturais

 

Serviço

Evento: 12ª edição do Seminário Cultural Carioca

Data: 6 e 7 de junho, a partir das 16h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 4º andar. Av. Primeiro de Março 66, Centro RJ

Inscrições: Sympla – gratuito, sujeito à lotação.

 no link https://www.sympla.com.br/evento/seminario-cultural-carioca-2023/1988771

 

Sobre a SAGRE Agência de Projetos Incentivados 

A SAGRE é uma agência especializada na promoção de projetos por meio das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte. A empresa atende a produtores culturais e empresas patrocinadoras, auxiliando no correto uso dos mecanismos de incentivo fiscal.