Senac RJ promove atividades gratuitas para pets e tutores na Universidade Santa Úrsula 

0
284

Na próxima terça-feira, 11 de abril, das 10h às 16h, o Senac Pet Móvel, veículo do Senac RJ adaptado para oferecer cuidados para bichinhos de estimação, estará na Universidade Santa Úrsula, em Botafogo, onde irá promover tividades gratuitas para bichinhos de estimação e seus humanos apaixonados. Para os pets, haverá atendimentos de banho e tosa realizados pelos alunos do Senac RJ e supervisionados por instrutores. Haverá também um espaço especial para fazer fotos com os bichinhos e campanha de adoção de cães e gatos em parceria com a ONG Segunda Chance RJ.   

Já para os tutores e demais interessados em atuar na área, haverá o workshop “Como cuidar da estética dos pets e gerar renda em casa”. Palestras sobre Marketing Digital e Tecnologia no mundo acadêmico, oficinas de fotografia com celular e organização de espaços residenciais integram a programação, que também terá serviço de consultoria de imagem, massagem relaxante e atendimentos de saúde, com aferição de pressão arterial, verificação da glicemia capilar e das medidas antropométricas.    

Senac Modo Pet Com cada vez mais prestígio, os bichos de estimação têm saído do quintal, subido no sofá e conquistado novos produtos e serviços exclusivos. Para atender à crescente demanda por especialização nesse aquecido mercado, o Senac RJ desenvolveu o Senac Modo Pet, com um amplo portfólio de cursos de capacitação voltados tanto para empreendedores e profissionais da área, quanto para os próprios tutores de animais domésticos. Entre as formações voltadas para pessoas que buscam atuar profissionalmente no mercado de cuidados com animais de estimação estão os cursos de Adestrador, Esteticista de Animais Domésticos, Banho e tosa em Cães e Gatos e Banhista de Cães e Gatos. As aulas são ministradas em laboratórios com ambiente similar ao de um pet shop real, com recepção, canil, estações de trabalho e lavatórios modernos e acolhedores.   

Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o estado do Rio de Janeiro é o quarto do país em população de animais domésticos, com mais de 8,6 milhões de pets, em sua maioria cães e gatos. Tendo em vista a população fluminense, esse é um mercado que ainda tem muito espaço de expansão e, de fato, o setor no estado tem crescido mais do que a média nacional. De acordo com dados públicos da Receita Federal, há mais de 20 mil estabelecimentos voltados para pets no estado do Rio de Janeiro, a maior parte deles na região metropolitana do estado e, em sua maioria, de microempreendedores ou microempresas.    

De fato, as lojas do varejo especializado no Brasil são, segundo o Anuário 2020 do Instituto Pet Brasil (IPB), em sua maioria petshops de vizinhança (pequeno porte) e petshops de médio porte. Em conjunto, elas representam 98,2% dos estabelecimentos, sendo a maior parcela (79,6%) petshops de vizinhança. Em escala mundial, o mercado pet cresce anualmente cerca de 3,5%, segundo o IPB (2020). Em 2019, o Brasil foi o país com o quarto maior mercado do setor, com 4,7% do faturamento mundial, correspondentes a US$ 6,2 bilhões. A pandemia de Covid-19 marcou uma ampliação no setor, com tutores adotando e passando mais tempo com seus pets no isolamento. Segundo o IPB, o faturamento do comércio eletrônico de produtos para pets aumentou 65,5% entre os dois primeiros trimestres de 2020, puxado, sobretudo, pelos produtos alimentícios. 

   

Senac RJ     

Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.    


Fotos: Helio Melo | Senac RJ

 

Serviço:

Senac RJ – Pet Móvel   

Programação:

11/04 | Universidade Santa Úrsula 

(Rua Fernando Ferrari, 75 – Botafogo)   

10h às 16h   

Evento gratuito  

  

10h às 13h: Atendimento de banho e tosa – Inscrições limitadas e por ordem de chegada. Atendimento de raças de pequeno a médio porte e somente 1 animal por CPF. 

10h às 16h – Foto Pet / Campanha de adoção / Atendimento Unidade 

10h às 14h – Serviços em Saúde (Aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar e das medidas antropométricas) 

10h – Palestra: Marketing Digital 

10h às 12h – Consultoria de Imagem Express: Venha descobrir seu estilo 

11h às 14h – Quick Massage 

11h – Workshop: ” Como cuidar da estética dos pets e gerar renda em casa” 

12h – Atividade ao ar Livre: Fotografia ao alcance das suas mãos 

12h às 14h – Atividade: Organizando seu guarda-roupa (Personal Organizer) 

14h – Palestra: Tecnologia no mundo acadêmico (ChatGPT) – Pré-requsito: Celular com internet