Sesc abre Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia na Tijuca

0
483

O Sesc Tijuca abre nesta sexta-feira (25/2) o Espaço ACT (Arte, Ciência e Tecnologia). Trata-se de um ambiente de experimentação, observação e aprendizagem dotado de ferramentas digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. No local, há computadores, projetor, cortadora à laser, fresadora, impressoras 3D e plotter, um estúdio para produção e edição de vídeos, podcasts e imagens, além de uma sala de exposições interativas. O espaço também abriga uma área de lazer infantil e um jardim vertical para descanso. 

“O Espaço ACT do Sesc Tijuca é um lugar onde o público poderá compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias, ao ter acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital. Nosso objetivo é viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design e do it yourself (DIY), onde o trabalho colaborativo e as relações criadas se aprofundam”, explica Rejane Nobrega, coordenadora de Educação do Sesc RJ.

 

Utilização dos equipamentos é gratuita

A utilização dos equipamentos – gratuita mediante agendamento pelo email  [email protected] – é realizada no Open Day, às quartas-feiras. No mês de março, porém, em razão da inauguração do espaço, o Open Day será estendido às sextas-feiras. Nos outros dias, o público em geral pode visitar e conhecer o local, que receberá também atividades como oficinas, palestras e exposições. A programação está disponível em www.sescrio.org.br

“O usuário irá aprender de maneira interdisciplinar, com atividades integradas que unem conceitos de várias disciplinas. Também terá a possibilidade de trabalhar em grupos, desenvolvendo características como empatia, colaboração e inovação, que são importantes e inerentes ao movimento maker”, diz o analista de Educação do Sesc Tijuca, Diogo de Toledo. 

O funcionamento geral do Espaço ACT é de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Não há faixa etária mínima para permanência no local, mas para a utilização dos equipamentos é necessário que menores de idade estejam acompanhados dos pais ou então tenham autorização deles para isso. Monitores darão auxílio aos usuários e os orientarão quanto aos protocolos de segurança.

 

SERVIÇO

Espaço ACT do Sesc Tijuca
Rua Barão de Mesquita, 539
Agendamento e informações: [email protected]
Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Entrada: grátis