Sesc RJ – Espetáculo sobre Clarice Lispector vira websérie no YouTube

0
915

O Sesc RJ estreia dia 1º de outubro, em seu canal do YouTube (@portalsescrio), a websérie de 9 episódios “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”, uma adaptação para as mídias digitais do espetáculo “Ao redor da mesa, com Clarice Lispector”. A peça, que celebra o centenário da escritora, entrou em cartaz em março, no Sesc Copacabana, mas teve a temporada interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Um bate-papo ao vivo, às 19h, com retransmissão pelo Facebook (@SescRJ), marca a entrada no ar de uma playlist com o conteúdo. Será entre a dramaturga e pesquisadora Clarisse Fukelman e a analista de Cultura do Sesc Copacabana, Carolina Salim.

O enredo traz o encontro inusitado da escritora consigo mesma, em dois momentos diferentes de sua vida. Em meio a entrevistas, caminhadas ou ida ao restaurante, as duas Clarices refletem sobre amor, família, desigualdade social e criação. Produto híbrido de teatro e novas mídias, o roteiro incorpora referências a toda a obra da autora com inserções de vídeos gravados em celulares e se permite a ousadias: na cena “Pesadelo”, personagens se insurgem contra a autora; a crônica “Mineirinho” se transforma em rap; Macabéa vira um cordel sobre a genealogia da migrante nordestina desde os primeiros textos de Clarice; e até contratempos tecnológicos são incorporados em proveito da dramaturgia.

Além de autora, Clarisse Fukelman assina a adaptação do roteiro para uma estrutura seriada, montada de forma a manter o público ligado nos capítulos curtos, com duração média de 13 minutos. “Neste formato, o espectador entra na casa de cada intérprete, frui a intimidade do close e aproveita os diversos recursos disponíveis pelo audiovisual usados a favor do vigor poético de Clarice”, explica a dramaturga, que também assumiu a direção à distância, viabilizando o projeto on-line.

Interpretada por Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros, a websérie aposta no diálogo mais amplo com o público, na força da linguagem da escritora e na atualidade da obra. Trata-se de um trabalho para quem já conhece ou não Clarice Lispector. “Há um tabu de que Clarice é para poucos ou que nunca se ligou em questões sociais. Mas ela não cabe em receitas. A trilha musical, que mistura música clássica, nordestina e rap, indica a diversidade de elementos presentes na ficção de Clarice. Ela é filosofia, é cotidiano, é cultura brasileira, é dodecafônica.”, afirma Fukelman.

Quiz sobre Clarice Lispector – Para adaptar o espetáculo, a dramaturga contou com a musicista premiada Liliane Secco, que assina a direção musical, o apoio de Tainá Cavalieri, responsável pela gravação e a edição. O IMS-Rio apoiou o projeto cedendo fotos e imagens de pinturas feitas pela escritora, e a multiartista Analu Prestes, fotografias para uma das cenas. A Editora Rocco presenteará com livros da autora os 20 primeiros espectadores da série que responderem corretamente ao quiz que será disponibilizado na descrição dos vídeos no YouTube. A atividade integra a programação do projeto Arte em Cena, no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais.

 

SERVIÇO

Estreia da websérie “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”

Projeto Arte em Cena Sesc RJ

Dia 1º/10/2020 (quinta-feira) – 19h

Transmissão

YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)

Após a live, episódios serão disponibilizados em uma playlist no YouTube do Sesc RJ

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia, pesquisa e direção: Clarisse Fukelman

Elenco: Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros

Direção musical: Liliane Secco

Designer: Mariana Grojsgold

Gravação e edição: Tainá Cavalieri

Assistente de produção: James Simão

Projeto e Realização: Veredas Promoções Culturais

Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa – CICLO Comunicação

Apoios: Editora Rocco, Eliezer Max e Instituto Moreira Salles

Agradecimentos: Analu Prestes, Bruno Gottlieb , Claudio Mendes, Paulo Valente e Vera Novello

CICLO Comunicação – Clóvis Corrêa (21) 98289-7728

[email protected]

 

SAIBA MAIS: ATO A ATO

1. CARA E COROA

“Vivo me perdendo de vista”

Clarice jovem e Clarice idosa se encontram e participam juntas de uma entrevista

 

2. APOSTA

“A luz e a sombra são fantasmas quietos”

Após lembranças de infância, as Clarices decidem rever histórias que criaram, começando com “Preciosidade”

 

3. LAÇOS DE FAMILIA

“Tenho medo de viver o que não entendo”

Reunida na sala, uma família (idealizada a partir de várias obras de Clarice) confronta visões sobre amor, preconceito, educação, preservação do índio e direito à diferença

 

4. FOME

“É bom ter fome e comer”

Continua a entrevista e as Clarices discutem empatia e afeto, fome e velhice. Segue a família indo a um almoço, onde vive uma lição sobre hospitalidade

 

5. LINGUAGENS

“Nada existe que escape à transfiguração”

Em meio a conversa sobre as relações entre palavra, dança e pintura, as Clarices falam de remorso e culpa.

 

6. FANTASMAS

“Nascer é um movimento”

Em um pesadelo, quatro personagens cercam a escritora e reivindicam o próprio direito à criação.

 

7. LIÇÕES DO NORDESTE

“Só consigo a simplicidade através de muito trabalho”

Numa cena que mescla humor e ternura, as Clarices são servidas num restaurante por uma sósia de Macabéa.

 

8. OS DIAS DE HOJE

“Eu quero ser o outro”

Atores conversam sobre a atualidade de Clarice, no contexto da pandemia e da desigualdade social no país, desaguando na defesa da vida e do bandido Mineirinho.

 

9. O FIM E O COMEÇO

“Em cada palavra pulsa um coração”

As duas Clarices se despedem; segue-se homenagem às personagens excluídas, na obra clariciana, através do cordel “Ode a Macabéa”.