Sesc RJ realiza Dia do Desafio on-line para estimular a prática de atividade física

0
642

A 27ª edição do Dia do Desafio, mobilização mundial contra o sedentarismo que acontece nesta quarta-feira (26/5), será novamente on-line, assim como em 2020. Para estimular a população a se exercitar, o Sesc RJ preparou uma programação com mais de 70 atividades que serão transmitidas em seu canal do YouTube e nos perfis de Instagram de suas unidades no estado.

A agenda conta com aulas de aero boxe, crossfit, pilates, ginástica, judô, ioga, tai chi chuan, HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), circuito funcional, exercícios aeróbicos, caminhada virtual, além de desafios e atividades lúdicas relacionadas com modalidades esportivas diversas. A programação completa pode ser acessada em www.sescrio.org.br

Em seu formato original, o Dia do Desafio consiste em uma competição saudável entre cidades, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas a parar sua rotina e, por pelo menos 15 minutos, realizar uma atividade física. No formato adaptado, não há competição, e as atividades são transmitidas pelas redes sociais. A coordenação mundial do evento é da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, do Sesc SP com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.

Além dos exercícios físicos, a programação contempla lives com participação de ídolos do esporte, como Bernardinho (técnico do Sesc RJ Flamengo) e Clodoaldo Silva (nadador paralímpico), às 16h, no YouTube do Sesc RJ. O bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio estará em Petrópolis, Região Serrana do Rio, onde passará o dia realizando atividades com os hóspedes do hotel Sesc Nogueira, incluindo oficinas de mini-vôlei. Na ocasião, os hóspedes poderão ver parte do acervo de conquistas do atleta, como troféus, medalhas e camisetas. Para ampliar o alcance da campanha, o Sesc RJ convida os participantes das atividades a registrarem em vídeos e fotos seus exercícios e compartilhá-los nas redes sociais marcando @sescrio e #DiaDoDesafio2021.

Sobre o Dia do Desafio – Ao longo dos últimos 26 anos, o Dia do Desafio, coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All e, no Continente Americano, pelo Sesc São Paulo com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e da UNESCO, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

O evento teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o Dia do Desafio, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.