Sesc Verão RJ 2023 se despede de São Gonçalo com programação de esporte, cultura e lazer

0
348

O Projeto Sesc Verão RJ 2023 se despede de São Gonçalo com uma extensa agenda de atividades gratuitas voltadas para toda a família, nos dias 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo), na arena montada na Av. Jornalista Roberto Marinho, no bairro do Alcântara. Com a mensagem “O verão é para todos!”, o evento promove programação gratuita e acessível, que inclui shows de grandes artistas, torneios de diferentes modalidades esportivas, intervenções culturais e ações de assistência e saúde.

Em 2023, as atividades presenciais voltaram em sua totalidade aos mais de 20 municípios fluminenses contemplados com o projeto. Além de atividades nas unidades Sesc, há ações também nas arenas montadas em praias, praças e parques. O projeto conta com o apoio de parceiros locais, como as prefeituras e os sindicatos do comércio, a fim de promover o comércio e o desenvolvimento regional, a transformação social e o desenvolvimento humano.

“O Sesc Verão é um projeto que promove a qualidade de vida, incentiva as práticas esportivas e atividades físicas, estimula o turismo, fomenta a economia local e proporciona a todos nós, cidadãos fluminenses, alegria, bem-estar, cultura e muito lazer. É gratificante ver todo o envolvimento dos nossos sindicatos e prefeituras na realização desse projeto tão grandioso e que cria, anualmente, memórias afetivas em todas as cidades pelas quais passa”, comemora o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.


Confira a programação em São Gonçalo (11 e 12/02) – Av Jornalista Roberto Marinho – Bairro do Alcântara:

LAZER

Torneio de Handbeach com times locais

ARENAS ESPORTIVAS
Futevôlei, Vôlei, Beach Tennis, Frescobol e Altinha – das 10h às 18h (sábado) e das 10h às 17h (domingo)

PISTA DE SKATE
das 10h às 18h (sábado) e das 10h às 17h (domingo)

ARENA FUT
Futmesa, Footable e Altinha – Das 12h às 17h

ESPAÇO KIDS
10h às 17h| Idade limite: 10 anos

ESPAÇO JOGO
Das 10h às 17h
Jogos recreativos, tiro com arco, tênis de mesa, totó.

BRINCANDO COM BOLHAS
Das 14h às 17h
Intervenção artística + oficina de bolha de sabão com Artista Aline Silva – Bolhas Mágicas


SÁUDE (das 10h às 17h)

ESPAÇO SAÚDE BUCAL
Orientações sobre cuidados com a Saúde Bucal no verão de forma interativa, dentro do bocão inflável.

ESPAÇO ZEN
Espaço voltado para relaxamento e redução dos níveis de estresse nocivo, através da massoterapia e shiatsu.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA EM SAÚDE “Cuidados com a saúde no verão”
Intervenção itinerante voltada aos cuidados com a saúde no verão.

EXPOSIÇÃO “Pinda Chinesa – aroma, equilíbrio e bem-estar”
Originária das antigas terapias asiáticas, ela permite a mobilização dos músculos e da corrente sanguínea. Durante a aplicação, são utilizados óleos que equilibram a energia interior do corpo, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.

ORIENTAÇÕES   Cuidados com a Saúde utilizando balança multifuncional


EDUCAÇÃO (das 10h às 17h)

EXPOSIÇÕES INTERATIVAS
Espaço de tecnologia e diversão com o “Combate de minirobôs” e “Mundo da Impressão 3D”.

UNIVERSO DA ROBÓTICA
Serão mostrados diversos projetos interativos utilizando várias tecnologias que são utilizadas na educação de jovens, através do Arduino, impressão 3D, robótica, entre outros.

EXPOSIÇÃO DE PIPAS E CATAVENTOS
A Exposição de Pipas e Cataventos é composta por pipas nacionais e internacionais, visando o conhecimento da importância da pipa na história da civilização humana e forma segura de brincar. Os cataventos possuem vários tipos e formatos, que chamam a atenção das crianças, jovens e adultos pelo colorido, sons e uso da energia eólica.

EXPOSIÇÃO DE INSETOS
A exposição de insetos tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano, apresentando a diversidade de insetos com atividades lúdicas.
Exposição O laboratório das cores e plantas.
A instalação é um convite a experiências em um laboratório pop-up, onde o público se torna verdadeiros artistas-cientistas, investigando o universo das cores através das plantas, entre suas folhas, flores e raízes na transformação delas em tintas.


CULTURA (das 10h às 17h)

PONTO DE LEITURA
Nosso ponto de leitura funciona como oferta ao usuário de consultar o acervo para pesquisa e lazer. O espaço funciona como extensão da biblioteca física. Fazendo com que o usuário potencial se torne um usuário real com a experiência adquirida nesta extensão lúdica e prazerosa.

POESIA BRINCANTE NO MEU QUINTAL
Era uma vez um menino que amava brincar com as palavras, mas brincava sozinho em um pequeno apartamento no meio de uma grande cidade. Certo dia, uma notícia chegou junto com o seu pai, quando ele abriu a porta. A notícia era uma casa nova, no meio de um grande quintal em uma pequena cidade distante. Será que o menino vai gostar dessa mudança? Nessa história abordaremos a importância do livre brincar, da natureza e da poesia na infância.

OFICINA DE DEDOCHES
Sábado – 10h às 16h
Valorizando assim, a essência de compartilhar momentos de troca, afetos, lembranças e amor. Essa atividade tem a magia de falar de temas pertinentes, através do lúdico. Por isso, não há nada mais gostoso do que terminar em grande alegria, com muitas histórias pra contar.

Exposição Itinerante Artistas Gonçalenses
Exposição fotográfica que prestigia a cara da cultura de São Gonçalo. Artistas das mais variadas linguagens fotografadas pelo retratista Fellipe Seixas estampam a mostra.

Mostra de Teatro de Lambe-lambe
Domingo, das 10h às 17H
Espetáculo de curta duração apresentado para um espectador por vez, o teatro de Lambe-lambe é mágico e encanta o público, com o delicado trabalho de teatro de bonecos em caixas que se transformam em Mini Palcos de Espetáculos.

Encontro das Artes
Domingo, das 10h às 17h
Diálogo entre os artistas que fazem parte da exposição fotográfica itinerante Artistas Gonçalenses.


FALAMANSA
11/02 | 21h às 22H30| Livre | GRÁTIS
Show de forró  para o encerramento do sábado.

MAYCON ANDRÉ
12/02 | 17h às 18H30| Livre | GRÁTIS
Artista Local cantando clássicos do pagode

ELLA FERNANDES
12/02 | 18h30 às 20H00| Livre | GRÁTIS
Artista Local cantando clássicos do POP ROCK E MPB

DJ


ASSISTÊNCIA (das 10h às 17h)

FEIRA DE EMPREENDEDORES
Em fomento ao empreendedorismo local, onde nossa área de Assistência tem atuação vibrante na região, será realizada uma Feira de empreendedores, com oferta de produtos artesanais.

CAMPANHA TRANÇA NO VERÃO
Local ambientado onde as alunas do “Curso de Tranças” proporcionarão aos clientes a oportunidade de saírem do SESC Verão com um novo visual.

OFICINA DE BRINQUEDOS REAPROVEITADOS
Oficina pratica com o público, visando interação com brinquedos artesanais, estimulando de forma lúdica as práticas educativas.