Sessão de autógrafos vai reunir mais de 40 escritores mirins em Nova Iguaçu

0
914

O universo do futebol, com suas diversas inspirações, é o tema mais recorrente  no imaginário  dos 40 meninos e meninas do Espaço Progredir, em Miguel Couto, Nova Iguaçu, que vão lançar seus livros nesta quinta-feira (20/09),  na própria entidade, em duas sessões, uma às 9h e outra às 14h. Os jovens, cuja faixa etária vai de 10 a 14 anos, foram incentivados a escrever suas próprias obras pela equipe pedagógica da instituição de ensino, que encontrou na plataforma Estante Mágica https://estantemagica.com.br/ a ferramenta ideal à motivação de leitura e produção textual.

“Somos uma entidade de prevenção ao uso de drogas em uma área carente da Baixada Fluminense e enxergamos na Estante Mágica uma ótima oportunidade de materializar um dos nossos desafios, que é o estimulo ao prazer de aprender. Há muitas histórias encantadoras. Tenho o exemplo de uma criança que praticamente não falava. Ouvi sua voz pela primeira vez depois de 10 meses, era extremamente tímido. Ao escrever seu livro, descobri que ele desenhava maravilhosamente e quer fazer outro livro ano que vem. Também vi uma criança superar a vergonha do bloqueio da sua fala, em virtude de uma deficiência de saúde, para se candidatar a dar seu depoimento no dia das sessões. Vamos repetir o projeto em 2019”, compartilha a diretora Milli de Giacomi.

Para os fundadores da plataforma educacional Pedro Concy e Robson Melo, a metodologia baseada em projetos é mais desafiadora para os alunos e também ajuda a desenvolver a inteligência socioemocional.

Dessa forma, servir como exemplo para um novo modelo de educação é a aspiração da Estante Mágica. “Queremos despertar nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs – comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico). Trabalhar essas aptidões por meio de projetos educacionais é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado”, diz Robson.

Criada em 2012 como uma plataforma de projetos educacionais que transforma alunos em escritores, a Estante Mágica surgiu com o sonho de transformar o mundo pela educação. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, está conseguindo. Até o momento, já transformou mais de 240 mil crianças e jovens em autores de livros.

Voltados a crianças de 3 a 10 anos de idade, os projetos da Estante Mágica são implementados sem custos pelas escolas. O processo é

simples: o colégio se cadastra na plataforma, escolhe o projeto que quer adotar em sala de aula e cada aluno cria a sua própria história, com textos e desenhos, que vão resultar em um e-book gratuito.

Transformados em escritores, os alunos têm até direito a um evento de sessões de autógrafos, organizado pela escola, no qual recebem amigos e familiares.

Serviço:

Sessão de autógrafos dos alunos do Espaço Progredir

Local: Espaço Progredir

Endereço: Estrada da Grama, 21 – Miguel Couto – Nova Iguaçu

Data: 20 de setembro

Horário: 9h (1ª sessão) e 14h (2ª sessão)

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Informações: (21) 2658 – 2318 | www.progredir.org