Show beneficente no Teatro dos 4, na Gávea

0
443

O médico, pesquisador, professor de medicina da UFRJ, compositor e violonista, Dr.Antônio Ledo, paraense, radicado no Rio de Janeiro, conhecido como Tuninho Ledo, apresenta o seu novo álbum “No Ano Seguinte”, que leva o nome do show. Com roteiro, direção musical e artística do maestro Roger Henri e produção executiva de Chirlen Vieira, o show terá 19 canções, sendo 9 canções inéditas, que compunha durante a pandemia.

O show autoral e único será no dia 16 de agosto (terça-feira), no Teatro dos 4,  no Shopping da Gávea,  às 20h30. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ONG ALFA, que atua no Rio desde 2006 para atender crianças, adolescentes e famílias.

Acompanhado por banda formada pelos músicos João Carlos Coutinho (piano e acordeon), Markus Britto (Baixo), Max Júnior (cavaquinho, banjo e Percussão), Guilherme Brício (sax e flauta), Renato Massa (baterista), o artista paraense prepara um repertório com um time seguro, com o qual pôde exercitar a liberdade de cantar aquilo do qual gostava. Junto com o maestro Roger Henri, ele foi montando “no instinto”, e com bastante calma, a seleção musical.

– Só agora subirei ao palco para apresentar ao público as canções que compus durante dois anos e que falam de sentimentos vivenciados por mim e certamente por muitos de nós, a arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. No começo da pandemia eu não me sentia estimulada a pegar o violão, tocar alguma música ou compor. Com o passar do tempo, ao me acostumar com o isolamento, comecei a pegar o violão e tocar uma música aqui e outra ali. Foi quando resolvi que faria o meu segundo álbum, comenta Tuninho Ledo.

A seleção das canções inéditas que estão no repertório do show “No Ano Seguinte” segue a panorâmica de gêneros que o artista abordou. Samba, Samba Canção, Bossa Nova, Baião, o samba mais dolente e canções que falam de esperança. Em sua obra mais recente, Tuninho Ledo faz sua estreia definitiva a frente dos vocais, interpretando músicas autorais e inéditas do álbum “No Ano Seguinte” que também dá título ao show. Boas surpresas o público terá com as canções “Unidos da Sobrevivência”, “Não Vai Sarar, “No Cinema”, “Mineirice”, “Eu lhe Peço”, “Cantiga Antiga”, “Ela”,” Maria dos Doces” e “Cheia Amazônica”.

Não faltarão outras canções do mesmo álbum que foram lançadas durante a pandemia, pela Tratore, já disponibilizadas no Spotify e outras plataformas de streaming de música, são elas: “Primeira Dose”, “Guardiães da Saúde”, uma homenagem às mulheres profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia; “Primeiro de Abril”, foram criadas para levar esperança às pessoas, “Panela Cheia”, “No Ano Seguinte”, “Amor de Verdade”, “Amor de Feriado”, “Festa do Padroeiro”, entre outras.

O show terá participação de Max Barreto, Avelino Atalla e Karina Duque Estrada e Amanda Anibale. 

A diretora executiva da ONG e presidente Chirlen Vieira, reforçou que a prioridade dos alimentos é para arroz, feijão, macarrão, óleo e fubá, mas também ressaltou que pacotes de fraldas infantis e geriátricas também podem ser opções.

 

Dr. Antonio Ledo:

Formado em Medicina pela UFRJ, em 1979, o especialista relata que já na época da faculdade encontrava maneiras de conciliar suas duas grandes paixões: medicina e música. Durante a faculdade, participava frequentemente de festivais universitários, chegando a conquistar algumas vitórias ao lado do seu parceiro musical, Max Barreto. O bom desempenho da dupla resultou inclusive na gravação de um Long Play (LP).

Mesmo no período de sua especialização como epidemiologista, realizada na Carolina do Norte, (EUA), o pediatra manteve sua vocação alimentada com os shows de música brasileira que promovia em pequenas reuniões na casa de amigos. “Além disso, havia a oportunidade de tocar ao lado de professores renomados, como o epidemiologista David Kleinbaum”, salienta ele.

Em 1996, de volta ao Brasil, Tuninho dedicou-se a constituir uma carreira acadêmica bem-sucedida, chegando a ocupar o cargo de vice-reitor da UFRJ. Ao mesmo tempo, continuou assíduo em sua produção musical, participando de inúmeros concertos e lançando dois CDs: “Companheiro” e “Meio metade”.

Para aqueles que ainda duvidam da potencialidade da arte sobre o desempenho de outras atividades profissionais, o dr. Antônio Ledo afirma que atuar como músico é definitivamente gratificante. “Me ajuda muito no trabalho diário. A música não é uma algo linear, possui outra lógica. Tocar violão ou cantar faz bem. O ato de criar é algo renovador”, conclui.

Na avaliação da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, a atuação de dr Antônio Ledo não tem retoques nas duas áreas – medicina e música. “Na verdade, penso que são complementares. Ao fazer música, um profissional, como o Tuninho, abre seu coração e sua sensibilidade para o mundo, para o próximo. Com certeza, isso tem um impacto positivo na sua relação com os pacientes e com a comunidade, tornando-o mais próximo daqueles de quem cuida”, disse, ao estimular que outros pediatras sigam o mesmo caminho.

 

Roger Henri (direção musical e artística):


Produtor, Maestro e Compositor, Roger Henri, além de ter composto mais de 2.000 músicas em Trilhas para TV, em seus 40 anos de carreira, também vem atuando como arranjador de artistas como: Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Daniela Mercury, Gal Costa, entre outros.

Também, contabiliza em seu currículo: Direção musical de Musicais como: “A pequena loja dos Horrores” – produzido por Cláudia Raia, “Ela Brasil”: Musical sobre as regiões do Brasil com a Globeleza, “Musical Chacrinha”, “Musical Braguinha” e outros.

Diretor musical dos Eventos “Via Crucis” e “Vigilia” na visita do Papa Francisco, com direção geral de Ulysses Cruz.

Criador do primeiro arranjo popular em piano e voz, interpretado por Fafá de Belém, executado em homenagem a Tancredo Neves.

Atualmente, também trabalhando em Trilhas para Documentários, compôs para “Silêncio no Estúdio” – de Emília Silveira, sobre a vida da jornalista e escritora Edna Savaget, onde recebeu o prêmio de melhor Trilha Sonora.

Compôs a trilha original da novela “Lado a Lado” da TV Globo, vencedora do Emmy Awards em Nova York, considerado o Oscar da TV Mundial.

Criou o primeiro arranjo da abertura do “Globo Repórter” e “Supercine” – no ar há 30 anos e também, o arranjo orquestral do “Tema da Vitória” para o funeral de Ayrton Senna.

Criação do arranjo e regência das Trilhas das Minisséries: “Memorial de Maria Moura, Desejo, Um Só Coração, O Primo Basílio”, entre outras, além de mais de 20 novelas.

Atualmente, vem se apresentando com os seus Shows “Encontro com Beatles”, onde apresenta o repertório do quarteto mais famoso do mundo em versões orquestrais e “Trilhas da Vida Toda”, onde apresenta as músicas mais famosas de filmes e épocas que fizeram parte de nossas vidas.                                 

Criou várias marcas musicais para as vinhetas de Hans Donner.

 

Ficha técnica: 

Direção musical: Maestro Roger Henri

Roteiro: Maestro Roger Henri

Direção Artística:  Maestro Roger Henri

Produção Executiva: Chirlen Vieira – Fundadora e Presidente da ONG ALFA www.projetoalfa.org.br

Músicos: Tuninho Ledo (voz e violão) João Carlos Coutinho (piano e acordeon), Markus Britto (Baixo), Max Júnior (cavaquinho, banjo e Percussão), Guilherme Brício (sax e flauta), Renato Massa (baterista)


·        

Serviço: 

  Show: “No Ano Seguinte”

  Dia:16 de agosto, terça-feira

  Local: Teatro dos 4

  Duração: 1h30min

  Endereço: Rua Marquês de são Vicente, 52 – Gávea – Rio de Janero

  Ingresso: 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ONG ALFA www.projetoalfa.org.br

  Informações:2239-1095

  Horário: 20h30

 

Roteiro: 

1.   Ela (lançamento)

2.   Maria dos Doces (lançamento)

3.   Mineirice (lançamento)

4.    Primeira Dose

5.    Primeiro de Abril

6.    Amor Verdadeiro (Karina e Tuninho)

7.   Não Vai Sarar (lançamento)

8.   No Cinema (lançamento)

9.    Amor de Feriado (Karina e Tuninho)

10. Cheia Amazônica (lançamento)

11. Guardiães de Saúde

12. Amor de Verdade (Karina)

13. Festa do Padroeiro

14. Lucy (Max Barreto)

15.  Eu lhe Peço (lançamento)

16.  Cantiga Antiga (lançamento)

17. No Ano Seguinte

18. Panela Cheia

19. Companheiro (Tuninho, Avelino e Max)

20.  Unidos da Sobrevivência (lançamento)