Subprefeitura da Zona Norte do Rio de Janeiro e Fecomércio iniciam trabalho para revitalizar área da extinta Gama Filho

0
303

A Subprefeitura da Zona Norte do Rio deu mais um passo rumo à recuperação do entorno do bairro de Piedade. O subprefeito Diego Vaz recebeu nesta semana representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RJ). Eles foram observar a topografia do terreno com o objetivo de planejar a reforma e adequação dos prédios e instalações da antiga Universidade Gama Filho no espaço onde será construído o futuro Parque Piedade.

– Piedade e todo seu entorno têm a necessidade de ver essa área recuperada, oferecendo novas opções de lazer, cultura e ensino. A parceria com a Fecomércio é o que vai oferecer à Prefeitura a oportunidade de criar esse novo espaço, ao mesmo tempo em que atendemos essa demanda da população – afirmou o subprefeito Diego Vaz.

Um levantamento da Fecomércio-RJ apontou que a região tem grande vocação para o ensino. Por isso, em dois dos quatro prédios que serão recuperados haverá ofertas de escola infantil, cursos e oficinas.

– A Gama Filho deixou um legado muito grande com relação à educação. O encerramento das suas atividades causou um vácuo que vamos preencher com esse empreendimento – disse Diego Vaz.

Mas o projeto também prevê ações no campo cultural, como a construção de um teatro, uma biblioteca e uma galeria de arte. A herança esportiva da Gama Filho também estará presente no local, com a criação de um novo parque aquático, exatamente no local onde funcionava a piscina da extinta universidade, que era considerada uma das melhores do Brasil.

– Vamos manter a vocação educacional, esportiva e cultural que foi durante muitos anos a marca da Gama Filho. Ficará como legado para o bairro – finalizou o subprefeito.