Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclasses gratuitas na Sala Mário Tavares 

0
474

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mais uma vez, oferece ao público aulas gratuitas com grandes nomes da música erudita. No dia 5 de agosto, a masterclass será ministrada pelo contratenor polonês Jakub Józef Orliński, que vai se apresentar com a Orquestra Il Pomo D’oro no Municipal, no concerto da Dellarte, no dia 4 de agosto, às 20h. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos, de todos os registros vocais. As inscrições estão abertas até o dia 1º de agosto através do e-mail [email protected], e será necessário enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links de gravações e duas peças do período barroco a serem apresentadas.

O evento será aberto ao público que poderá assistir à aula, às 11h, porém as vagas são limitadas! Para garantir o lugar, chegue cedo, a abertura da Sala Mário Tavares será às 10h30.

Sobre Jakub Józef Orliński

Sua história como contratenor — registro mais agudo da voz masculina —começou ainda menino, quando integrava um coro infantil. O grupo precisava de alguém que atingisse as notas mais altas. Jakub conta que foi uma espécie de sorteio que ele acabou perdendo. Mas o mundo começaria ali a ganhar uma de suas vozes mais privilegiadas. Em 2019, Orliński foi apontado pela revista Gramophone como “Artista Jovem do Ano”. Como seria de se esperar, seu repertório básico é o mesmo que fez a fama dos “castrati”, autênticos “pop stars” entre os séculos XVII e XVIII, ídolos do público, especialmente na Itália. Hoje, ninguém admitiria isto, mas à época, não era raro ver famílias que tinham filhos com vozes privilegiadas, incentivarem sua castração para que atingissem extensões vocais femininas e pudessem assim cantar os principais papéis nas óperas. Daí o nome “castrati” ou castrados. O mais famoso deles foi Farinelli, tema de um filme homônimo, que denuncia a barbaridade da prática. Com o fim da era dos castrati, os papéis escritos especialmente para eles por compositores como Cavalli, Bononcini e, especialmente Händel e Vivaldi, passaram a ser interpretados por contraltos. Somente bem recentemente os contratenores, cuja voz se aproxima bastante do que seria o registro dos “castrati”, passaram a assumir os papéis e a exumar obras, especialmente óperas barrocas, escritas para o registro. Apesar da enorme seriedade com que encara a sua arte, Orliński dá vida aos personagens com seu jeito irreverente e descontraído de encarar o mundo. E essa postura é seguramente um dos elementos-chave para seu sucesso em todo o mundo.

Serviço:

Masterclass com o contratenor Jakub Józef Orliński

Data: 05 de agosto – sexta-feira

Horário: 11h

Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro

Entrada franca

Inscrições abertas até 1º de agosto através do e-mail [email protected]. Será necessário enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links de gravações e duas peças do período barroco a serem apresentadas.

Outra masterclass oferecida pelo Theatro Municipal será com o soprano Gabriella Pace, que vai se apresentar no dia 12 de agosto, na Série Vozes – Noite de Música Francesa, como solista no palco do Theatro. A aula acontecerá no dia 10 de agosto, às 15h. As inscrições já estão abertas através do e-mail [email protected] e terminam em 04 de agosto. Podem participar estudantes e profissionais de canto. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos, que deverão enviar os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações e duas árias de ópera a serem apresentadas.

Sobre o soprano Gabriella Pace

Iniciou os estudos com o pai, Héctor Pace, e foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro. Atualmente aperfeiçoa-se com Sylvia Sass. Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010, Pace já colaborou com maestros como Lorin Maazel, Pier Giorgio Morandi, Isaac Karabtchevsk, Roberto Minczuk, Rodolfo Fischer, Luiz Fernando Malheiro e Fábio Mechetti. Das diversas personagens que já interpretou destacam-se Jenůfa, Fiordiligi, Menina das Nuvens, Ilia, Pamina, Tytania, Eurídice e Adina. Frequentou vários festivais de música de câmara no Brasil e na Europa ao lado de grandes músicos como os pianistas Bengt Forsberg, Gilberto Tinetti e David Kadouch. Gravou o CD “Ciclo Portinari e Outras Telas Sonoras” do compositor brasileiro João Guilherme Ripper e a “Canção do Amor” de Villa-Lobos junto à OFMG pelo selo Naxos.

Serviço:

Masterclass com o soprano Gabriella Pace

Data: 10 de agosto – quarta-feira

Horário: 15h

Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro

Entrada franca

Inscrições para estudantes e profissionais de canto até o dia 04 de agosto. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 40 anos. É preciso mandar um e-mail para [email protected], com os seguintes dados: nome, data de nascimento, bio resumida, dois links para gravações e duas árias de ópera a serem apresentadas.

O evento também será aberto ao público que poderá assistir à aula, às 15h, porém as vagas são limitadas! Para garantir o lugar, chegue cedo, a abertura da Sala Mário Tavares será às 14h30.