“Theatro Municipal em turnê” em Miracema

0
289

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está de volta com uma exposição itinerante que, a partir de 10 de março, leva ao público de Miracema, município da região noroeste fluminense, importantes momentos de sua história. É o projeto “Theatro Municipal em Turnê”, lançado em 2021 na Imprensa Oficial, em Niterói, e que já passou por Cambuci e São João da Barra em 2022. Neste circuito da exposição itinerante, são revelados momentos significativos de um dos maiores teatros do país: desde a construção e inauguração, em 1909, até os dias atuais. 

“A Exposição Itinerante Theatro Municipal em Turnê permite com que o público se sinta ainda mais próximo do TMRJ. Nos painéis que compõem o circuito, temos contato com as grandes apresentações e artistas que já passaram pelo palco do Theatro, e também contamos um pouco sobre a história e como funciona o TMRJ atualmente”, ressalta a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“Tem sido uma grande realização do CEDOC em poder levar um pouco da história do TMRJ para todo o estado, onde vemos o interesse por todo esse conteúdo se expandindo e trazendo novos públicos para o Theatro Municipal. Compartilhar um pouco de nossa trajetória tem sido enriquecedor. Vamos agora para nossa 4ª cidade, animados em dar continuidade a este percurso!”, afirma Laura Ghelman, coordenadora do Centro de Documentação do TMRJ (CEDOC).

 “É com grande satisfação que o Centro Cultural Melchíades Cardoso recebe esta exposição, visto que estreitará laços culturais e aproximará o nosso público com o mais prestigiado teatro do Brasil” – celebra Gustavo Tostes – Museólogo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miracema.

Pelos painéis, o público pode ter contato com os projetos originais do Theatro, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. 

Clássicos como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, II Trovatore, de Giuseppe Verdi e O Guarany, de Carlos Gomes também são relembrados em textos e fotos. 

Fazendo um paralelo com o contemporâneo, as reformas pelas quais o Theatro passou estão presentes – como a de 2008 – lembrando o quanto é importante à preservação desse rico patrimônio.

Os três corpos artísticos do TMRJ – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, todos foram criados na década de 1930 e também são homenageados na exposição. Nomes como Francisco Braga, primeiro maestro titular da OSTM, passando pelas bailarinas Maria Olenewa, Ana Botafogo, entre tantas outras estrelas, marcaram a história do Municipal.

A duração do percurso da exposição leva em média 40 minutos e é um programa interessante para conhecer melhor a história do Municipal.

 

Serviço:

Theatro Municipal em Turnê

Local: Centro Cultural Melchíades Cardoso

Endereço: Praça Ary Parreira, 156 – Miracema – RJ

Data: 10 de março a 11 de abril

Abertura da exposição: 19h

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Classificação: Livre

Entrada franca

Realização: Theatro Municipal do Rio de Janeiro