Theatro Municipal Palco Livre convida Ana Botafogo e Claudia Mota em “Histórias de Primeiras Bailarinas”

0
1109

Na semana de comemorações do Dia da Bailarina, Ana Botafogo e Claudia Mota, primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vão compartilhar histórias de bastidores, experiências da carreira, curiosidades do dia a dia e momentos marcantes da trajetória no Municipal. A live será nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, às 19h, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj).


Sobre Ana Botafogo:

Ana Botafogo é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Apresentou-se ainda em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul. Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador”, e a Medalha Pedro Ernesto. Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, entre outras. Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de outras Companhias e Academias de Ballet. Levou também para diversas capitais brasileiras os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil, este em companhia de Carlinhos de Jesus. Em 2011 comemorou 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand. A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo levando sua arte para os diversos cantos do Brasil. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. Ana Botafogo é considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos.


Sobre Claudia Mota

Claudia Mota é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do RJ, interpretando todos os primeiros papéis do repertório clássico e contemporâneo da Companhia. Formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Escola oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e diplomada pelo grande Maître cubano Fernando Alonso em Excelência da Técnica Cubana, recebendo um contrato para sua Companhia, o Ballet de Camagüey, Cuba.Prêmio de Melhor Bailarina da América Latina, eleita pelo Conselho Latino-americano de Dança, Embaixadora Internacional da Dança pela UNESCO e também, Diplomada Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro.Representa o Brasil em Galas Internacionais, como Gala Latino-americana em Assunção, Paraguay, Buenos Aires Ballet dançando em todas as principais cidades da Argentina, incluindo a capital Buenos Aires, Gala de Etoiles of Miami, Gala Grand Prix Vladimir Malakhov, na República Dominicana, entre outras. Partner de Iñaki Urlezaga, na turne Argentina do Ballet Concierto, com o ballet “Giselle”.International Principal Guest Artist no Ballet Nacional Sodre, Uruguay, sob a direção de Julio Bocca, na grande produção do Ballet “La Bayadère, de Natalia Makarova, que lhe reconheceu como um dos maiores talentos brasileiros da dança dos últimos tempos.Ministra Master Classes e workshops por todo o Brasil e em países como Argentina, Portugal no Conservatório Nacional de Dança e Annarella Escola de Ballet e Alemanha no Dortmund Ballet.Embaixadora há 13 anos, da maior marca de sapatilhas do mundo, Gaynor Minden, pertencendo ao ranking principal como GMIcon.Com sucesso de público e crítica, Claudia hoje alterna sua carreira de Primeira Bailarina, com a de agente de bailarinos brasileiros pelo mundo, dirigindo a CLAUDIA MOTA DANCERS AGENCY.


Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Ana Botafogo e Claudia Mota em “Histórias de Primeiras Bailarinas”

Data: 04 de setembro – sexta – feira

Live às 19h

Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras