Theatro Municipal Palco Livre e Petrobras convidam Ana Botafogo e Hélio Bejani em Balé como ferramenta para educar

0
1060

Ana Botafogo e Hélio Bejani têm em comum a dança e a parceria na vida. E claro, muita experiência para dividir com o público. Na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, às 15h, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Diretor da Escola Estadual Maria Olenewa e Regente Interino do Ballet do Theatro Municipal vão falar sobre a importância do bailarino desenvolver uma trajetória profissional completa.

Conhecida como uma das bailarinas mais importantes do país, Ana Botafogo possui uma longa trajetória e conhece bem a necessidade de estar conectada à cultura e ao conhecimento: “Em qualquer momento a dança pode ser forte aliada na educação. Temas tratados com frequência nas aulas são a disciplina, foco, emulação e persistência.” – afirma Ana Botafogo.

Hélio Bejani é um gestor da área cultural e educacional da arte de dançar:”A formação do aluno de ballet passa por uma carga intensa no estudo da técnica, o que é de fato necessário para formação do bailarino profissional. Porém, paralelo a esse estudo, vem também a formação do cidadão e é esse tema que trataremos nessa live. Muitos alunos após se formarem optam por outras áreas de trabalho, mas levam todos os benefícios que os muitos anos do árduo estudo do balé agregam às suas vidas” – completa o Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e Regente Interino do Ballet do Theatro Municipal do RJ.


Sobre Ana Botafogo:

Ana Botafogo é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Apresentou-se ainda em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul.Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje.Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro,o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador”, e a Medalha Pedro Ernesto.Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet, Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, entre outras. Apresentou-se em quase todo o Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro além de outras Companhias e Academias de Ballet. Levou também para diversas capitais brasileiras os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil, este em companhia de Carlinhos de Jesus. Em 2011 comemorou 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand.A divulgação e popularização da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo levando sua arte para os diversos cantos do Brasil. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão. Ana Botafogo é considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos.


Sobre Hélio Bejani

Hélio Bejani é Natural de Piracicaba/SP. Bailarino, músico, coreógrafo e diretor artístico, é Diretor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e regente interino do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi bailarino solista do TMRJ dançando todo seu repertório por 18 anos. Foi também coordenador da Orquestra Sinfônica do TMRJ. Atua ainda no carnaval do Rio de Janeiro como coreógrafo de comissão de frente desde 2007. Atualmente coreografa a Escola Acadêmicos do Grande Rio.

 

Serviço:


Theatro Municipal Palco Livre e Petrobras convidam Ana Botafogo e Hélio Bejani em Balé como ferramenta para educar

Data: 25 de junho – quinta-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro Petrobras