Theatro Municipal RJ Palco Livre com André Heller – Lopes e David Gowland

0
112

Nesta terça-feira, 07 de julho, acontece mais uma live do Theatro Municipal Palco Livre, com o patrocínio Ouro Vale e Petrobras. Desta vez o convidado é David Gowland, o Covent Garden de Londres e diretor artístico do programa de jovens artistas Jette Parker Young Artist Programme. Considerado um dos maiores profissionais da formação e desenvolvimento de novos talentos para a ópera, o pianista David Gowland comanda desde 2002 o seu programa destacando a nova geração de artistas. O tema será Desafios: “Young Artists” – a busca e inserção de jovens talentos no mercado da ópera.

Em 2003, André Heller-Lopes, diretor artístico do #TMRJ foi o primeiro diretor cênico a ser convidado para integrar o curso de especialização de dois anos em Londres. André vai conversar com David sobre os segredos para uma carreira de sucesso na ópera internacional.


Sobre André Heller –Lopes

O diretor artístico do Theatro Municipal, André Heller-Lopes, é um grande divulgador da ópera e de novos talentos no Brasil. Professor da UFRJ, PhD pelo Kings College London, André se especializou na Royal Opera House de Londres, na Ópera de São Francisco e no Metropolitan Opera de Nova York. Dirigiu óperas e concertos por todo o Brasil, 8 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Portugal, Estados Unidos, Áustria, Inglaterra, Polônia, Malásia, Alemanha, França, Argentina e Uruguai. Em 2013, a revista internacional “Opera”, do Reino Unido, dedicou um perfil de nove páginas ao seu trabalho. Dentre as produções que levaram sua assinatura encontram-se Salomé, Nabucco, A Valquiria, O Diário do Desaparecido, Savitri, Don Pasquale, Idomeneo (Theatro Municipal do Rio e CCBB-RJ), Die Walküre, Götterdämmerung, La Fille du Régiment, Falstaff, Samson et Dalila, Der Rosenkavalier, Adriana Lecouvreur e Andrea Chenier (Theatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro e OSESP), Hansel e Gretel, Trouble in Tathiti, A Bela Adormecida e Nabucco (Lisboa); Tosca e Eugene Oneguin (Salzburgo); Manon Lescaut, Rigoletto, Jenufa e Don Pasquale (Buenos Aires;) Tristão e Isolda e Medea, em Manaus; Macbeth e Ariadne auf Naxos, em Montevidéu; Rigoletto e Lucia di Lammermoor (Belo Horizonte). No Rio de Janeiro, no Parque Lage, encenou ao ar livre e com entrada franca A Midsummer’s Night Dream – espetáculo patrocinado pelo prêmio internacional Britten 100 Award e pelo British Council – que acabou indicado para o Opera Awards de 2014, o “Oscar da ópera”.


Sobre David Gowland

David Gowland é diretor artístico do programa Jette Parker Young Artists. Ele está associado ao Programa de Jovens Artistas da Royal Opera House desde o seu início em 2000, inicialmente como Diretor de Preparação Musical e a partir de 2006 como Diretor Artístico. Ele acompanha regularmente em recitais os jovens artistas do Jette Parker.

Gowland estudou no Royal College of Music, onde ganhou vários prêmios por acompanhamento de piano, e no National Opera Studio. Ele se juntou à equipe de música Glyndebourne em 1987, ganhando o Prêmio Jani Strasser de 1988 e trabalhou lá por 20 anos. Ele foi o chefe da equipe de música no Grand Théâtre de Genève 1989–96, ajudando maestros como Bruno Bartoletti, Bruno Campanella, Mark Elder, Philippe Jordan, Emmanuel Plasson, Jeffrey Tate, Christian Thielemann e Edo de Waart. Ele trabalhou como maestro assistente / treinador sênior de empresas como Paris Opéra, Ópera Nacional Holandesa, Ópera Real Dinamarquesa, Ópera de Roma, Teatro di San Carlo, Nápoles, Teatro do Capitólio, Toulouse, Teatro Real, Madri e os festivais de Aix- en-Provence, Chorégies de Orange, Salzburgo e Wexford. Foi treinador sênior do Der Ring des Nibelungensob Tate na Austrália. O trabalho de concerto incluiu os festivais de Edimburgo e Aldeburgh e os BBC Proms.

Gowland é um tutor visitante do National Opera Studio, da British Youth Opera, da Scottish Opera Emerging Artists, do New National Theatre Tokyo e de todos os principais conservatórios britânicos. Ele é membro regular do júri de competições nacionais e internacionais e ministrou masterclasses na Holanda, Itália, Lituânia, Espanha, Suécia, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Japão, Coréia, México, África do Sul, Sri Lanka e Peru.

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam André Heller –Lopes e David Gowland em Desafios: “Young Artists” – a busca e inserção de jovens talentos no mercado da ópera

Data: 07 de julho – terça-feira

Live às 15h

Instagram: @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras