Alerj discute concessão de auxílio emergencial para profissionais de turismo

0
595

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai realizar audiência pública com representantes do Governo do Estado e entidades da categoria para tratar da concessão do auxílio emergencial para guias de turismo. O encontro virtual será nesta sexta-feira (30/04), às 10h, com transmissão pelo Youtube da TV Alerj.

Sancionada em junho de 2020, a Lei 8.858/20 autorizou o governo a destinar recursos para garantir renda mínima para diversas categorias durante a pandemia do coronavírus. Os guias de turismo que não possuem contrato de trabalho sob o regime celetista e não têm outra fonte de renda podem estar entre os beneficiados.

“Até agora, esse socorro não chegou e existem muitos profissionais de Turismo passando necessidades, vivendo de doação de cesta básica das associações. A pandemia tem se alongado e o setor continua bem afetado. É mais do que urgente a regulamentação da lei e vamos pedir que o governo dê uma resposta”, afirmou a presidente da comissão, deputada Alana Passos.

Foram convidados os secretários de Estado da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione; de Turismo, Gustavo Tutuca; além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Martins de Almeida. Também vão participar representantes de diferentes setores, como a Liga Independentes dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Linguia).