Barcas: decreto altera intervalos em horários de pico da linha Arariboia

0
657

Com o objetivo de adequar a oferta do serviço de transporte aquaviário de passageiros à queda da demanda registrada desde o início da pandemia, nesta quinta-feira (18/02), foi publicado no Diário Oficial um decreto com novas medidas relacionadas à operação do transporte. Atualmente, a redução de passageiros é de 74%.

A linha aquaviária Praça XV – Praça Arariboia passa a circular com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (5h30 às 9h e 16h às 18h) nos dias úteis, e não mais de 15 minutos. Nos horários de vale dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados, o intervalo de uma hora está mantido.

Em outubro de 2020, com o retorno gradual das atividades econômicas, o intervalo das barcas foi reduzido de 30 para 15 minutos, já que havia uma expectativa de aumento da demanda de passageiros. No entanto, essa previsão não se cumpriu, e o sistema manteve, nesse período, a redução da demanda.

O decreto também prevê a suspensão da medida que determina que o embarque nas viagens seja limitado ao número de assentos disponíveis na embarcação. Dessa forma, as viagens poderão ser feitas com a capacidade total de passageiros, que varia de acordo com a embarcação.