Campanha ‘Entrega 5 Estrelas’ da Fecomércio RJ, com apoio institucional do Detran.RJ e INTO, começa nesta terça-feira

0
440

A Fecomércio RJ, com o apoio institucional do Detran.RJ e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), inicia, nesta terça-feira (04/10), a campanha de segurança no trânsito ‘Entrega 5 estrelas’, com foco na prevenção de acidentes envolvendo motofretistas e mototaxistas – profissionais que usam motocicletas para entregar produtos e transportar passageiros.

“A campanha ‘Entrega 5 estrelas’ é de extrema necessidade para a sociedade e, principalmente, para uma categoria que ganhou muita importância durante a pandemia da Covid-19. Os motofretistas e mototaxistas estão expostos à violência do trânsito e precisamos protegê-los. Eles fazem parte de uma cadeia produtiva fundamental para o comércio de bens e serviços. Os acidentes com motociclistas têm atingido números alarmantes e isso causa um impacto brutal na sociedade”, afirma o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

As ações terão início na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, para conscientizar os profissionais sobre a importância do respeito às regras de trânsito. Promotores vão erguer faixas nos sinais dos dois sentidos da avenida, a partir das 10h, com o lema “Entrega 5 estrelas é a que leva você de volta para casa”. A iniciativa será supervisionada pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran.RJ.

‘Entrega 5 estrelas’ também terá mutirões do Detran.RJ exclusivos para os motociclistas (sem necessidade de agendamento prévio), oferecendo serviços de habilitação e veículos; e ações educativas promovidas pelo INTO e pelo Detran. Serão quatro mutirões especiais até o fim do ano, em quatro postos da capital e dois da Região Metropolitana (Belford Roxo e São Gonçalo). As datas serão anunciadas em breve.

Nos mutirões, haverá distribuição de equipamentos de segurança para esses profissionais, como antenas de proteção contra linha de pipa. Serão oferecidos serviços como renovação de CNH, primeira habilitação, segunda via, inclusão de atividade remunerada na CNH e mudança de categoria, e também serviços para as motos, como transferência de propriedade, troca de placas, segunda via de CRV, primeira licença, entre outros.

O objetivo é valorizar uma categoria profissional que cresceu e ganhou ainda mais relevância durante a pandemia, e envolver também os motoristas de automóveis para um convívio mais seguro e harmonioso. Além da prevenção de acidentes, será uma ótima oportunidade para os entregadores regularizarem documentos em atraso e deixarem as motocicletas em dia.

As ações educativas, também exclusivas para os motociclistas, vão dar ênfase às questões de habilitação e qualificação profissional dos motofretistas. O Detran oferece, através da Escola Pública de Trânsito (EPT), um curso especializado para profissionais de transporte remunerado de entrega de mercadorias, destinado aos condutores que pretendem exercer atividades remuneradas com motocicletas e motonetas. O INTO também promoverá uma imersão educativa com os motociclistas.
Seminário ‘Trânsito, Vida, Segurança e Responsabilidade’

Em 26 de agosto, já na campanha ‘Entrega 5 Estrelas’, foi realizado, no auditório da Fecomércio, no Rio, o seminário ‘Trânsito, Vida, Segurança e Responsabilidade’, que debateu a importância da segurança de motofretistas e mototaxistas e as consequências de um trânsito inseguro. O painel de debates teve a participação de profissionais do Detran.RJ, do INTO, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), de representante dos motofretistas, e da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que lançou uma linha de crédito especial para esses profissionais.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 320 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 59% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. Por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), desenvolve estudos e pesquisas que contribuem para a tomada de decisão de empresários e consumidores fluminenses. Já o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) possui a missão de promover o crescimento humano, empresarial e das instituições de forma alinhada com as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.