CNHs vencidas antes de 19 de fevereiro podem ser renovadas

0
745

Dentro da programação de retorno gradual dos serviços, o Detran.RJ volta a disponibilizar, a partir desta quarta-feira (15/7), a renovação de carteiras de habilitação vencidas antes do dia 19 de fevereiro. O condutor poderá renovar o documento na sede do departamento, no Centro do Rio, e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. Inicialmente, serão 30 vagas por dia para cada unidade e o agendamento deverá ser realizado no site (www.detran.rj.gov.br) ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Na sede o atendimento será das 9h às 16h, já nas unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento será das 10h às 16h.

O serviço de renovação será destinado, nesse primeiro momento, aos motoristas cuja CNH venceu antes do dia 19 de fevereiro, uma vez que os condutores com vencimento após essa data estão amparados pela Deliberação nº 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que suspendeu o prazo de validade da CNH para fins de fiscalização.

– Para evitar aglomerações, estamos retomando os serviços de forma gradual e responsável. Por isso, assim como já acontece com a segunda via da carteira habilitação, as vagas são limitadas e com agendamento prévio. Mesmo no período de contingenciamento, já entregamos mais de 13 mil carteiras de habilitação, entre CNHs solicitadas antes da pandemia e a segunda via do documento. E lembramos: quem tem CNH vencida depois de 19 de fevereiro não precisa se preocupar. Pode continuar utilizando o documento por tempo indeterminado – destacou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

A entrega das CNHs emitidas antes da pandemia continua sendo realizada nos postos (shoppings) divulgados anteriormente, das 12h às 16h.

Barra da Tijuca terá nova unidade de habilitação

O posto de habilitação da Barra da Tijuca, que funcionava no Shopping Cittá América, será transferido para o Shopping Aerotown, que fica Av. Ayrton Senna, 2541. A partir desta quarta-feira (15), as CNHs solicitadas antes da pandemia no posto Cittá América serão entregues na nova unidade.

Assim como em todas as outras unidades de habilitação, para evitar aglomerações, o atendimento é dividido por ordem alfabética. Nesta semana segue da seguinte forma: quarta e sexta-feira, serão atendidas pessoas com inicias de k até z, e na quinta-feira será a vez das iniciais de A até J. Esse serviço não necessita de agendamento, basta comparecer nas unidades com um documento de identificação.

Segunda via da CNH

A solicitação da segunda via da Carteira de Habilitação e a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela carteira definitiva estão disponíveis, mediante agendamento prévio, na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. O agendamento pode ser realizado pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones (21)3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Tecnologia para facilitar a vida dos motoristas

Ressaltamos que é possível aderir a versão digital da CNH. Basta ter o documento em papel com o QR Code (código de barras bidimensional impresso na parte interna do documento). Com o código, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store e seguir as instruções. Lembrando que todas as CNHs emitidas a partir de 2 de maio de 2017 têm o QR Code.

Além de poder ser acessada pelo celular mesmo sem internet, já que o aplicativo disponibiliza o documento virtualmente para ficar gravado no celular, a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico da CNH em papel. Dentre as vantagens oferecidas, o documento permite que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.