Dia da Consciência Negra – Campos dos Goytacazes

0
563

A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) realizará, até o próximo dia 30, uma agenda de atividades pela passagem do Dia da Consciência Negra – um ato de resistência e luta! As ações acontecerão no Teatro Municipal Trianon e no Palácio da Cultura, com produção da Diretoria Executiva das Artes e Culturas da Fundação. No foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, prossegue a exposição “Nilo Peçanha – o primeiro presidente negro do Brasil”, curadoria do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes em parceria com o Museu Histórico de Campos.

Confira a programação.

NOVEMBRO NEGRO – PROGRAMAÇÃO DA FCJOL

16 a 30 de novembro – Exposição “Nilo Peçanha – o primeiro presidente negro do Brasil”, no foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, das 10h até 16h, de segunda a sexta-feira

20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: “Culture, Campos – artesanato” no Palácio da Cultura. Artesãs e artesãos das Casas de Cultura na “Expo-visão do artesanato campista”, expondo artesanato afrodescendente.

20 a 30 de novembro – das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira: Exposição “Para além do escravismo”, foyer do Teatro Municipal Trianon. Painel com documentos do século XIX do projeto Café com Açúcar e dos achados arqueológicos encontrados nas áreas de escavação arqueológica do Solar do Colégio e reprodução documental elaborado pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, com inauguração neste sábado, dia 20 às 17h.

20 de novembro – 18h: Mesa “A Cultura Negra no combate ao racismo endêmico” no Teatro Municipal Trianon, em parceria com o IFFluminense (“Novembro Negro”).

20 de novembro – 20h seguido do show autoral “De dentro”, com o cantor e compositor Diogo Xavier, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, em parceria com o IFFluminense (“Novembro Negro”).

28 de novembro – às 19h30: Show “Vozes Negras” com Marcelo Benjá e Simone Pedro, no Teatro Municipal Trianon. Ingressos por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), vendidos aqui: https://www.sympla.com.br/unde3-e-simone-pedro–vozes-negras__1415711 ;

30 de novembro – às 18h: “Desfile de Capulanas e Cangalhas” no Palácio da Cultura, com produção da Diretoria Executiva das Artes e Culturas da FCJOL.