Empresários relatam piora dos negócios em maio, mas mostram otimismo em relação aos próximos três meses, segundo pesquisa da Fecomércio RJ

0
427

Apesar da diminuição no número de empresários que relatam uma melhora na situação do negócio nos últimos três meses, a confiança dos empresários quanto aos próximos três meses se mantém em crescimento, segundo pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) entre os dias 2 e 6 de maio. Dos 306 empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro ouvidos, 84,3% seguem confiantes que a situação de seus negócios melhore ou melhore muito nos próximos três meses. Em abril, 78,4% disseram que esperavam a melhora. 10,1% acham que a situação permanecerá igual, enquanto 5,6% acreditam que vai piorar ou piorar muito.  

Porém, a expectativa sobre a retomada econômica teve uma ligeira queda em relação à pesquisa anterior. Para 66,3%, a demanda pelos serviços/bens de suas empresas para os próximos três meses aumentará ou aumentará muito. Em abril, 67% dos entrevistados acreditavam neste aumento. 24,5% acham que se estabilizará, contra 9,1% que esperam que diminuirá ou diminuirá muito a demanda pelos serviços/bens de seus negócios. 

As restrições financeiras são o principal fator que limita os negócios, segundo 50,9% dos entrevistados, seguido de 41,6% que disseram que a demanda é insuficiente. O terceiro limitador apontados pelos empresários (13,3%) é a falta de espaço e/ou equipamentos.

 

Empregos 

Em relação ao quadro de funcionários, 57,8% dos empresários disseram que o número se estabilizará em suas empresas nos próximos três meses, enquanto 28,8% afirmam que aumentará ou aumentará muito. Apenas 13,4% esperam diminuir ou diminuir muito o número de empregados em suas empresas. 

Nos últimos três meses, 57,2% disseram que a situação se estabilizou, contra 35,3% que afirmaram que diminuiu ou diminuiu muito a empregabilidade. Para 7,5%, houve aumentou ou muito aumento no quadro de funcionários.

 

Preço de fornecedores e estoques 

De acordo com 91,2% dos empreendedores, os preços dos fornecedores aumentaram ou aumentaram muito em relação ao mês anterior. Apenas 2,3% dos consultados tiveram a impressão de queda. 

Sobre o abastecimento do estoque nos últimos três meses, 47,3% disseram que ficou abaixo do planejado, enquanto 43,7% afirmaram que o estoque ficou igual ao planejado. 9,0% relataram que os estoques ficaram acima do planejamento para o mês.

 

Inadimplência 

O índice de empresários adimplentes nos últimos três meses caiu em relação a abril. Em maio, 44,1% não ficaram inadimplentes, contra 50,7% do mês anterior. O número de inadimplentes ou muito inadimplentes aumentou de 29,8% (abril) para 32% (maio). 23,9% disseram ter ficado pouco inadimplente. 

A inadimplência com os fornecedores (35,5%) continua em primeiro lugar, seguido da conta de luz (31%), do aluguel (30,3%) e dos bancos comerciais e tributos federais (29%).

 


Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.