Epicentro Summit: iniciativa de empreendedorismo suburbano terá evento para ensinar como potencializar negócios criativos

0
227

Os bairros de Madureira e Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, recebem, sexta-feira e sábado (14 a 15/4), um encontro de mentes inventivas que desejam desenvolver suas ideias no subúrbio do Rio de Janeiro. O Epicentro, projeto multiplataforma amplificador de negócios criativos no subúrbio carioca criado pela Duto, com patrocínio da Secretaria Especial da Juventude (JUVRio), realizará o Summit. Trata-se de uma conferência que busca levar aos empreendedores da periferia ensinamentos sobre negócios e debater propostas para o desenvolvimento do ecossistema criativo da região.

A ação, uma parceria do Sebrae e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), acontecerá das 14h às 19h, em dois ambientes: o Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz, e o Duto Roof, em Madureira. Todas as atividades acontecerão de forma gratuita. Para o secretário especial de Juventude do Rio, Salvino Oliveira, o Epicentro Summit será uma oportunidade de fomentar ideias de jovens cariocas.

– Este evento é um catalisador para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o subúrbio, proporcionando um espaço para que as mentes mais brilhantes da cidade se conectem e colaborem em busca de soluções práticas para problemas reais – disse Salvino Oliveira.

Os organizadores esperam potencializar empreendedores, estudantes, pesquisadores e todos que se interessam por adquirir conhecimento sobre formalização do trabalho, planejamento na estruturação e desenvolvimento de negócios da música, ferramentas assertivas na venda de ideias e projetos, além da força do conteúdo digital para potencializar pequenos empreendimentos. No evento também será possível tirar dúvidas sobre o uso do MEI e muitos outros temas.

– O Summit é um evento de extrema relevância para revelar e apresentar para o mundo o potencial criativo e econômico de Madureira e toda Zona Norte do Rio. Berço de riqueza cultural e talentos reconhecidos, Madureira vive um renascimento cultural, com negócios criativos, que vale a pena acompanhar de perto – explica Vandré Brilhante, diretor do Cieds.


Palestrantes

No intuito de propiciar um ambiente que desenvolva a economia criativa e negócios de impacto socioeconômico, o evento selecionou nomes de peso para os painéis e oficinas. Alguns deles são Cris Falcão, economista pela Universidade Mackenzie com MBA em Marketing pela ESPM; Flávia Tendler, advogada de Direito Autoral & Entretenimento; e Thiago Hideki, formado em Digital Marketing e Music Business pela Berklee College of Music. Os três dividirão com o público sua expertise sobre a estruturação e o desenvolvimento de negócios no mercado da música.

Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, reforça que, muitas vezes, o empreendedor não foca na gestão do seu negócio. E isso se torna um problema a longo prazo.

– Um evento desse setor apoia e valoriza empreendedores culturais. Quem empreende com criatividade, muitas vezes não prioriza a gestão de negócios. A nossa expertise vai contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento desses empreendedores para que tenham negócios criativos e sustentáveis – explica.

– A intenção é provocar uma interseção de interesses múltiplos, através da formação de um bloco representativo que demande pautas estratégicas para o poder público, mídia e iniciativa privada. Alinhando um discurso estratégico como setor, que melhore as possibilidades de desenvolvimento e monetização de projetos, eventos e negócios da região, além de uma melhor representatividade institucional – finaliza Marcello Dughettu.

Para se inscrever ou saber mais informações sobre o Epicentro Summit, basta acessar o link da bio em www.instagram.com/epicentro.eco.


Programação

14/4 (sexta-feira)

Palácio Rio 450
14h às 15:30h: Oficina – Processos de formalização para desenvolvimento do negócio criativo.
16h às 17h: Painel – Music Business – A Importância do planejamento na estruturação e desenvolvimento de negócios da música.
18h às 19:30h: Painel – Comunicação, mídia e influência.

Duto Roof
15h às 18h: Oficina – Como produzir conteúdos digitais eficientes para pequenos negócios criativos.

15/4 (sábado)

Palácio Rio 450
14h às 15:30h: Painel – Economia criativa, transformando ideias em produtos e negócios.
16h às 17:30h: Painel – Leis de incentivo e seus pontos chaves no fomento de projetos culturais.
18h às 19h: Painel – Diversidade, mídia e entretenimento consciente.

Duto Roof
15h às 18h: Oficina – Pitching: Técnicas para desenvolver uma abordagem assertiva na venda das suas ideias e projetos.

Epicentro Summit
Data: 14 e 15 de abril
Horário: das 14h às 19h
Locais:
Palácio 450: R. Carolina Machado, 920 – Oswaldo Cruz
Duto Roof: R. Carvalho de Souza, 237, cobertura – Madureira
Entrada Gratuita