Estado estabelece 2022 como Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável

0
465
Rio de Janeiro- 01/06/2021 - Floresta da Tijuca/Mata Altantica/Fauna. Fotos Luis Alvarenga

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou na quinta-feira, dia 25/11, decreto no Diário Oficial que institui 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é estabelecer marco na gestão pública voltada para cidadania e sustentabilidade, além de incentivar e potencializar a implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas junto à sociedade e à comunidade internacional.

A iniciativa, que será executada por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), vem da necessidade de se estabelecer e fortalecer políticas públicas de desenvolvimento sustentável, em especial por decorrência da crise global provocada pela Covid-19. O período de pandemia evidenciou ainda mais a urgência e a importância do alinhamento entre as entidades dos setores público e privado para garantir a efetividade das ações de combate às crises climáticas.

– A Secretaria será a responsável pela regulamentação deste decreto tão necessário para a comunidade local e internacional. Há uma urgência na comunidade global para se estabelecer e executar políticas efetivas para o desenvolvimento sustentável e proteção do nosso patrimônio natural. É hora de agir – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

No centro das ações previstas para o marco, a Seas promoverá a Conferência Rio2030, que acontecerá 30 anos após a histórica Rio-92. Em meio à Década da Ação das Nações Unidas, o evento internacional colocará o Rio de Janeiro como um polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável junto aos 92 municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional, com foco na agenda da ONU.