Estado lança cartilha sobre prevenção ao coronavírus para produtores rurais

0
69

A Secretaria de Estado de Agricultura e a Emater-Rio, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a Fiocruz, lançam nesta sexta-feira (14/08) uma cartilha com material informativo voltada para produtores rurais de todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é tirar dúvidas e orientar esse público, além de ajudar a evitar o avanço da doença nas áreas rurais.

– Em março já havia sido lançado um material sobre prevenção ao coronavírus, em paralelo com inúmeras ações da Secretaria e da Emater para manter o abastecimento e reduzir as perdas no campo. Mas, após conversas com Ministério Público estadual e secretários municipais de Agricultura, somadas as recentes notícias de uma possível interiorização do Covid-19, reforçamos as conversas com a secretaria de Saúde e firmamos, também, a parceria com a Fiocruz para elaboração desse novo material – explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A cartilha estará disponível para ser baixada gratuitamente nos canais oficiais e traz informações importantes sobre as medidas e ações de prevenção e combate ao coronavírus, além de informações específicas de cuidados na colheita, plantação, manuseio dos alimentos como verduras e legumes e também na hora de transportar e comercializar os produtos.

– É muito importante que os produtores rurais adotem essas orientações. As equipes técnicas da Emater espalhadas por todo o Estado do Rio de Janeiro estão trabalhando sem parar para potencializar essas informações em todos os municípios. Enquanto vários segmentos estão em crise por causa da pandemia, a agricultura segue firme, mas sempre atenta em manter os cuidados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas do campo. – destacou a presidente da Emater, Stella Romanos.

Parceria

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e da Emater-Rio conta com a expertise da Secretaria de Estado de Saúde e da Fiocruz, que congregam profissionais reconhecidos mundialmente no tema em questão e, mais ainda, que estão atuando diretamente em inúmeras ações de combate ao coronavírus.

O documento elaborado é um trabalho conjunto para levar mais informações para o interior do Estado do Rio de Janeiro e áreas rurais, responsáveis pela diversa produção agropecuária e que representa números importantes para economia.

Para ter acesso ao material é só acessar o site: https://bit.ly/3kHR94u