Fecomércio RJ comemora mais uma vitória ao conseguir do Ministério da Infraestrutura acordo para empreendimento na Costa Verde

0
300

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, anunciaram, na terça-feira (18/10), a celebração de um acordo para todas as pendências judiciais relacionadas à implantação da Marina de São Bento, no Centro de Angra. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades federais, empresários e parlamentares. 

O empreendimento deverá abrigar um complexo náutico-residencial-comercial dentro do conceito ESG e será o primeiro deste tipo no estado do Rio de Janeiro. A Fecomércio RJ, através da Assessoria da Presidência, atuou diretamente nas negociações para a celebração do acordo. 

“Esse empreendimento é estratégico para o turismo e comércio da região da Costa Verde. Ele vai gerar mil empregos diretos e será um diferencial para a área”, destacou o assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Delmo Pinho. 

Na oportunidade, a Assessoria da Presidência da Fecomércio RJ também apresentou um resumo dos avanços e detalhes do projeto de reativação do trecho ferroviário Angra-Barra Mansa-Lavras-Varginha. A ferrovia irá conectar o Porto de Angra a um enorme mercado e viabilizará um corredor logístico para o escoamento de grandes volumes de café para exportação e importação de fertilizantes do Sul de Minas, o maior produtor de café do mundo. 

O corredor ferroviário irá viabilizar a reimplantação do Trem Turístico da Mata Atlântica, ligando Angra a Lídice, em Rio Claro, que até 1995, quando operava, transportava 80 mil turistas por ano. 

“A expectativa é que essas iniciativas coloquem Angra dos Reis e a Região da Costa Verde em um padrão diferenciado de oferta de infraestrutura no país”, afirmou Delmo Pinho. 

Nos próximos dias, serão feitos anúncios dos avanços relacionados à duplicação da rodovia Rio/Santos.

 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 320 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 59% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor. Por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), desenvolve estudos e pesquisas que contribuem para a tomada de decisão de empresários e consumidores fluminenses. Já o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) possui a missão de promover o crescimento humano, empresarial e das instituições de forma alinhada com as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.