Firjan e OceanPact promovem debate sobre transição energética no ecossistema marítimo nesta quarta-feira

0
582

A dependência de combustíveis fósseis se tornou ainda mais discutível nesse momento pós-pandêmico e de guerra na Europa. Por isso, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e OceanPact Serviços Marítimos promovem a série de três debates “Conhecer, Responder e Inovar – A transição energética no ecossistema marítimo”. 

Na primeira edição, o evento debaterá “Emissões de GEE nas Atividades Marítimas”. Em modelo presencial, o encontro reunirá os principais players do mercado na quarta-feira (6/04), às 17h, na Casa Firjan em Botafogo. Para participar, faça a inscrição pelo link: https://lnkd.in/djyp_-9S

Voltado para empresários, representantes de entidades governamentais das três esferas e interessados no mercado petróleo e gás, energia e inovação, o debate promoverá análise dos esforços de identificação e quantificação de emissões de GEE no setor de óleo e gás no Brasil. Além disso, os convidados também avaliarão os principais desafios a serem enfrentados, metas de redução e metodologias de cálculo disponíveis. 

Nesta primeira edição, participarão Bruna Mascotte, da Catavento Consultoria; Braulio Pikman, da ERM: Environmental Resources Management; Carlos Victal, do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás; e Rebeca Kiperman, da Enauta. A medição será Ana Paula Lyra, da OceanPact, e de Andrea Lopes, da Firjan. 

Também haverá transmissão on-line por meio do link: https://youtu.be/9KTELGuQy5c .

 

Próximas edições: 

A segunda edição ocorre em 19/4 com o tema “Soluções para Descarbonização nos Oceanos”. Serão apresentadas as oportunidades e desafios no processo de descarbonização de diferentes segmentos. Também discutirão a visão do ecossistema marítimo, exploração e produção de óleo e gás offshore, atividade portuária e  navegação comercial, e energias renováveis. 

Os convidados são: Rafael Thome, da Maersk; Ricardo de Luca, do Porto do Açu; e Diogo Sandy, da Equinor. A medição ficará a cargo de Fernando Borensztein, da OceanPact, e de Heber Bispo, da Firjan. 

A terceira e última edição da série “Conhecer, Responder e Inovar – A transição energética no ecossistema marítimo” acontece em 4 de maio, também na Casa Firjan. “O Papel da Inovação na Transição Energética Offshore” debaterá sobre o papel da inovação no contexto da transição energética. Haverá análise do que o mercado está planejando em suas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

Os convidados são: Alfredo Renault, da ANP, e Emílio Lèbre La Rovere, da COPPE/UFRJ. A mediação será de Leonardo Maciel, da OceanPact, e Paulo Roberto Furio, da Firjan SENAI.