Firjan leva capacitação profissional, segurança do trabalho e institutos tecnológicos à Rio Oil & Gas

0
296
Oil drilling rig against panorama of Rio De Janeiro, Brazil

A expertise dos Institutos Tecnológicos e de Inovação da Firjan SENAI SESI para o mercado de petróleo e gás; apresentação dos estudos e mapeamentos; além da atuação desenvolvida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) junto a fornecedores e players do mercado estarão à disposição dos participantes e visitantes da Rio Oil & Gas, o maior evento de óleo e gás da América Latina. Localizado no estande J39, no 1º pavilhão do Armazém IBP, a Firjan SENAI SESI estará próxima a empresas como Vibra, Ipiranga, Braskem e o Pavilhão Francês, entre outras. 

“Passamos por momentos de muita resiliência. Temos reforçado o propósito de transformar o ambiente de negócios do estado do Rio, promovendo a inovação, a educação e a saúde do trabalhador, fazendo a diferença na vida das pessoas e das empresas. A Firjan trabalha junto às empresas para que a energia e a produtividade da indústria sejam forças que irão nos impulsionar adiante, para um novo ciclo de oportunidades”, destaca o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, sobre a importância da volta presencial da Rio Oil & Gas, na cidade do Rio. 

Além de receber comitivas empresariais do interior do estado do Rio, o estande da Firjan SENAI SESI receberá delegações internacionais, para as quais serão apresentadas as pesquisas e projetos desenvolvidos para o mercado de óleo e gás pelas sete unidades para o desenvolvimento de tecnologia e inovação: Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Automação Industrial; Solda; Química e Meio Ambiente; Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Química Verde, Sistemas Virtuais de Produção; Inspeção e Integridade; e o Centro de Inovação SESI em Saúde Ocupacional (SIS SO), responsável pelas pesquisas em saúde e segurança do trabalho.

 Do portfólio de estudos e mapeamentos produzidos pela gerência de Petróleo, Gás e Naval da federação, o visitante poderá ter acesso a publicações como o Anuário do Petróleo 2022, coletânea do gás, Panorama Naval, entre outras. “A energia, ou as energias, é tema de debate para além de petróleo e do gás. Mas ainda assim é do óleo e do gás, que faremos a transição e a integração energética que desejamos para nós e para o mundo”, afirma Karine Fragoso, gerente de petróleo, Gás e Naval da federação e diretora-geral da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo). 

Em parceria com a Apex-Brasil e a ONIP, a Firjan também realizará o evento “Café com Energia”, na sede da federação, no qual recepcionará diversas delegações internacionais comerciais do mercado de petróleo e gás. Participam do encontro, as empresas Biosolvit e 3R Petróleo. Já Karine Fragoso participa também do debate sobre “A cadeia de fornecimento de bens e serviços para os projetos E&P Onshore”, no Fórum Onshore. 

Ainda na sede da Firjan, já estão marcadas reuniões de relacionamento entre empresários fluminenses e as delegações argentinas das províncias de Chubut e Mendoza. Já os representantes da delegação da província de Neuquen participarão de encontro no estande da federação na ROG. Ainda no estande, no dia 27, às 17h, haverá o lançamento do livro “Gás Canalizado – os novos rumos da distribuição”, de Cid Tomanik Pompeu Filho e Daniela Santos.