Gripe: vacinação é ampliada para toda a população do Estado do Rio, a partir dos 6 meses de idade

0
528

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi aberta para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A medida visa ampliar a cobertura vacinal já que apenas 36% do público prioritário procurou um posto para receber a imunização no estado. A expectativa era vacinar 90% do público-alvo, que corresponde a 6,6 milhões de pessoas. A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da população receber a dose anual contra o vírus Influenza.  

– Após a introdução da vacina contra a gripe no Calendário Nacional de Imunização, tivemos uma redução nos óbitos e formas graves da doença. A população precisa ter consciência de que as vacinas são seguras e protegem principalmente o público mais vulnerável. Fazemos um apelo para aqueles que ainda não se vacinaram procurarem os postos para receber o imunizante – reforçou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Na primeira fase da campanha, iniciada em 4 de abril, estava prevista a imunização de trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Apesar de terem se passado quase três meses do início da campanha, até o momento, somente 45% dos idosos e 42% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos para receber a vacina.

O mesmo ocorreu com a população contemplada na segunda fase da campanha. As crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, por exemplo, só alcançaram 30,6% da cobertura vacinal. Nessa etapa, estava prevista ainda a imunização de gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Até a última sexta-feira (23/06), foram aplicadas 2.468.948 doses de vacina contra a gripe no estado. Dessas, 1.357.940 em idosos com 60 anos ou mais, 297.829 em crianças de 6 meses e menos de 5 anos e 229.531 em trabalhadores da saúde.


Tire dúvidas:

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra gripe pode ser administrada com a vacina da Covid ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Quem não pode receber a vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.

Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?
Sim,  porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do influenza que mais estão circulando naquele ano.