O Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, promove, na
segunda-feira (26/5), uma campanha de doação de sangue. Os voluntários
poderão comparecer das 10h às 15h, no auditório da unidade, localizado
no segundo andar. Essa é uma parceria entre a unidade e o Hemorio,
responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da
rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para as emergências.
Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial
de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem
levar autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar, no
mínimo, 50 kg. Não é necessário estar de jejum, mas é recomendado que a
pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas três horas que
antecedem a doação. Outro fator importante é estar descansado. A partir
de 30 dias, o voluntário pode pegar o resultado dos exames
laboratoriais.
Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar um
ano para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente, precisa
aguardar 10 dias após a recuperação.
Doar sangue é seguro e salva vidas. Depois da coleta, os componentes
sanguíneos são separados e até quatro pessoas podem ser beneficiadas. Em
24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas
substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta seguinte pode ser
feita após oito semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já
estará com os componentes reconstituídos.
Serviço:
Doação de sangue no Hospital Municipal Albert Schweitzer
Data: 26 de Maio
Horário: 10h às 15h
Local: Auditório da unidade
Endereço: Rua Nilópolis, 329, Realengo



























