O Hospital Escola de Valença (HEV), instituição mantida pela Fundação Educacional D. André Arcoverde (FAA), acaba de ser reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como de Alta Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente. Uma conquista que reflete o compromisso com o atendimento prestado. A avaliação e o monitoramento das práticas de segurança do paciente são realizados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, formado pela Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias de municípios e estados. No caso de hospitais com leitos de UTI, são avaliados 21 indicadores de estrutura e processo, de acordo com a RDC n° 36/2013.
“Esse reconhecimento é uma certificação de excelência na gestão da segurança do paciente, reafirmando o compromisso do Hospital Escola de Valença com padrões elevados de qualidade e cuidado. Ser classificado com Alta Conformidade pela Superintendência de Vigilância Sanitária reflete o empenho contínuo da instituição em garantir práticas seguras e eficazes, alinhadas às diretrizes da ANVISA, consolidando o hospital como referência em saúde e ensino na região”, avalia o Presidente da FAA, José Rogério Neto.
Para obter essa distinção junto à Anvisa, é necessário desenvolver um trabalho em várias etapas. A enfermeira Vanessa Nunes, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HEV, explica que os formulários e a documentação comprobatória dos serviços prestados foram analisados pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e pela Coordenação Estadual de Controle de Infecção, que “devem realizar devolutiva dos resultados sobre os serviços avaliados, com prazo estipulado para revisão antes da consolidação dos resultados locais.” Posteriormente, os resultados finais são consolidados pelo estado e encaminhados à Anvisa para consolidação final e publicação do Relatório Nacional.
E o que significa esse reconhecimento para quem procura a unidade hospitalar? “Para a população, esse resultado traz a certeza de que o HEV está comprometido com a prestação de um atendimento seguro e de qualidade. É um reflexo direto de que os pacientes podem confiar nos serviços prestados, com a tranquilidade de saber que estão recebendo cuidados em um ambiente que prioriza a segurança e a melhoria contínua. Além disso, é um motivo de orgulho para a comunidade local, mostrando que Valença dispõe de um hospital que atende aos mais altos padrões nacionais”, afirma José Rogério.
E a ideia é seguir melhorando cada vez mais o atendimento à população, conforme destaca Vanessa: “Dobramos nossos esforços. Levamos a meta desse certificado para as reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente para que esse ano o Hospital Escola de Valença obtivesse esse reconhecimento. Estaremos cada vez mais empenhados em fazer uma assistência de qualidade e manter a alta conformidade nos próximos anos”, destaca Vanessa Nunes.