Inclusão é tema de cursos gratuitos para profissionais de Educação Física

0
785
Rio de Janeiro - Maratona Paralímpica T12 e T46 na praia de Copacabana (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) realiza durante essa semana o curso “Os diferentes olhares da inclusão”, em uma parceria com o movimento DNA Educação Física. A formação é feita de forma gratuita em por plataforma digital. A partir do dia 13, até o fim do mês, a programação de capacitação terá cursos individuais, às segundas e sextas, mantendo as temáticas da inclusão.

– O esporte é um forte aliado no processo de inclusão, por fortalecer a socialização e a integração da pessoa com deficiência. Portanto, se torna relevante que o tema seja abordado com profissionais de Educação Física, através de cursos e grupos de discussão, a fim de que possamos contribuir na preparação do profissional para que possa melhor atender a pessoa com deficiência em suas especificidades – declara Felipe Bornier, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que foi responsável pela criação da Superintendência de Inclusão Socioesportiva no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além dos cursos de capacitação, estão sendo oferecidas outras atividades gratuitas e on-line, como lives e fóruns. As inscrições são gratuitas, e limitadas, e devem ser realizadas no site www.dnaef.org/cursos-i.

– A Superintendência de Inclusão Socioesportiva tem atuado na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, na esfera esportiva, incentivando que grandes eventos tenham etapas adaptadas e que suas estruturas tenham acessibilidade. Mas também contribui na formação dos profissionais, assim como na orientação de pais e cuidadores – afirma Valnei Costa, Superintendente de Inclusão Socioesportiva da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.