Inea anuncia instalação de nova ecobarreira nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá

0
815

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai instalar nova ecobarreira no sistema de lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá no dia 23 de junho. A estrutura substituirá a existente na região do Itanhangá, na Lagoa de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Outras três ecobarreiras serão instaladas nos principais rios que deságuam no sistema lagunar. Todoas devem estar em operação até o final de julho: no dia 6/7, na foz do Rio Pavuninha; em 20/7 no Rio Arroio Fundo e, por fim, em 31/7, no Anil. A primeira entrou em funcionamento em março deste ano, e foi implementada na foz do Rio Arroio Pavuna.

Mais robustos e resistentes, esses equipamentos foram produzidos com material metálico de forma a impedir a ultrapassagem das plantas aquáticas, e possuem capacidade para reter, em média, mais de 120 toneladas de resíduos e gigogas, por mês.

Além das ecobarreiras, o órgão ambiental estadual também atua nas Lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá na retirada de plantas aquáticas com dois ecobarcos e uma escavadeira. Desde março, mais de mil toneladas de plantas aquáticas já foram recolhidas para destinação ambiental adequada.

 


Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Link: http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=6498