Mapa de Risco Covid-19: Estado segue com um baixo risco de transmissão

0
671

A 42ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira (6/08) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro teve 21% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus na comparação entre as semanas epidemiológicas 29 (de 18 a 14 de julho) com a 27 (04 a 10 de julho) de 2021. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 25%; e as taxas de ocupação de leitos no estado estão em patamares estáveis: 56% para leitos de UTI e 38% para leitos de enfermaria. Com os indicadores reduzidos, o estado segue – pela quarta semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela, ou seja, de baixo risco de contrair a doença.

– Apesar de um bom resultado neste levantamento técnico, é importante que todos mantenham os cuidados já conhecidos, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, principalmente devido à circulação da variante Delta. Somente com o avanço da vacinação poderemos minimizar os impactos causados por essa cepa, sem que haja aumento significativo nas internações e óbitos – analisa o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Das nove regiões do estado, seis permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. As regiões Metropolitana I e a Noroeste passaram para bandeira vermelha; e a Norte migrou da amarela para a laranja.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Em seis meses de vacinação, o estado do Rio ultrapassou a marca de 10 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Hoje, 62% da população adulta do estado já recebeu a primeira dose contra o coronavírus e 27% receberam a segunda dose ou a dose única.

42º Mapa de Risco Covid – http://www.rj.gov.br/Uploads/Noticias/1785242_painel_indicadores_covid_04_08_2021.pdf