Mesa Brasil Sesc RJ chega nesta sexta aos 10 mil hambúrgueres distribuídos durante a pandemia

0
809

O Mesa Brasil Sesc RJ – programa de combate à fome e ao desperdício – atinge nesta sexta-feira (4/9) a meta de 10 mil hambúrgueres distribuídos a pessoas impactadas economicamente pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social. O número será alcançado na distribuição que ocorre a partir das 14h em frente à quadra da Portela (Rua Clara Nunes n°81 – Oswaldo Cruz), Zona Norte do Rio. Na ocasião serão doados 1 mil hambúrgueres, numa ação que conta com o apoio da escola de samba e da Cruz Vermelha. Kits de escovação também serão distribuídos no local, atendendo a moradores do Morro do Cajueiro, Turiaçu, Vaz Lobo e Complexo da Serrinha.

União de esforços – A atividade celebrará a conclusão de uma união de esforços entre empresas e instituições para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ. Os hambúrgueres foram preparados em cozinhas do Sesc com insumos doados por Burger King (carne), O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão), Costelão do Cadeg (embalagem), produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate), além das lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia. O supermercado Prezunic também contribuiu com 1 mil refrigerantes para a ação desta sexta.

Refeições prontas – O trabalho aconteceu às sextas-feiras de julho e agosto, começando na Rocinha, dia 3/7. Depois percorreu Morro dos Prazeres, bairro de Santa Cruz, Complexo do Alemão, Lapa, Mangueira, Vicente de Carvalho e Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias) e Parque Estoril (Nova Iguaçu). A distribuição dos sanduíches representou a ampliação do escopo de atuação do Mesa Brasil Sesc RJ, que antes da Covid-19 distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social, o programa se dedicou também a distribuir refeições prontas ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o programa também entregou 16 mil refeições em comunidades do Grande Rio nas quintas-feiras de junho e julho.

 

Mesa Brasil Sesc RJ ultrapassa 1,4 mil toneladas arrecadadas em 2020

De 1 janeiro a 28 de agosto deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ já arrecadou 1.404 toneladas de alimentos junto a mais de 263 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 365 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 44 municípios do estado. Desde o começo da pandemia, já são mais de 902 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social. Noventa militares do Comando Conjunto Leste – envolvendo Marinha, Exército e Aeronáutica – apoiam na logística de recebimento e distribuição das doações.