Moradores do Estado do Rio de Janeiro terão descontos em atrações turísticas

0
74
Um homem anda de bicicleta com o Pão de Açúcar ao fundo na praia de Botafogo, durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19), no Rio de Janeiro, Brasil, em 5 de abril de 2020. REUTERS / Pilar Olivares

Para auxiliar na retomada das atrações e dos equipamentos turísticos do Estado, que reabrem neste sábado (15/08), o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Turismo (Setur), fará parte da campanha #RedescubraORio, que oferecerá descontos especiais, entre 30% e 50%, para moradores do Rio de Janeiro. Alguns dos principais atrativos, como o Pão de Açúcar, Corcovado, AquaRio, Roda Gigante Rio Star e Jardim Botânico, já aderiram à campanha.

As atrações que queiram fazer parte da campanha terão que ter o selo ‘Rio de Janeiro Turismo Consciente’, concedido pela Setur, para realizar o cadastro do equipamento turístico. A medida é uma forma de garantir a segurança dos visitantes e funcionários e é vista como essencial para uma retomada consciente e mais segura.

– A Secretaria de Estado de Turismo se prepara para a retomada das atividades no setor. Uma das primeiras ações foi a criação de um grupo de trabalho, com representantes de diversos segmentos, para a construção de regras, que minimizem o risco de contágio da Covid-19. Esses protocolos foram aprovados pela Secretaria de Estado de Saúde e resultaram no Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente, que já foi solicitado por aproximadamente três mil prestadores de serviços turísticos – explicou a secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho.

A retomada vai seguir todos os protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19. O uso de máscaras e distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas, por exemplo, são obrigatórios.

Incentivo também para o interior fluminense

Segundo a pasta, o foco será no turismo doméstico, com viagens realizadas dentro da região Sudeste e de carro.

– Acreditamos que a união realizada pelos principais pontos turísticos da Capital, com a reabertura coletiva e oferecendo descontos, será essencial para motivar os moradores, não só da cidade, mas de todo o Estado, a conhecer ou a revisitar os atrativos do Rio de Janeiro – disse a secretária, que emendou:

– Quando falamos em Rio de Janeiro, estamos falando sobre 92 municípios, então essa campanha a gente precisa propagar. Agora que ela foi lançada, nós vamos comunicar os municípios e dar a ideia para que eles façam algo similar – afirmou Adriana.

Horário de funcionamento das atrações:

– AquaRio: de quinta a terça-feira, das 9h às 17h (entrada até as 16h);

– Bondinho Pão de Açúcar: de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h (entrada até as 18h);

– Paineiras Corcovado: de quarta a segunda-feira, das 8h às 16h30 (entrada até as 15h);

– Rio Star: de quinta a terça-feira, das 10h às 18h;

– Trem do Corcovado: todos os dias, das 8h às 16h30 (entrada até as 15h);

– Jardim Botânico: segundas, das 12h às 17h; de terça a domingo, das 8h às 17h.