Município do Rio retoma a vacinação contra a Covid-19 em idosos entre 80 e 82 anos

0
750

O município do Rio de Janeiro retoma, nesta quinta-feira (25/02), a vacinação de idosos contra a Covid-19, após a confirmação do repasse de 105 mil doses dos imunizantes (84 mil da Oxford/AztraZeneca e 21 mil da CoronaVac), quantidade suficiente para atender o público entre 82 e 80 anos. Serão três dias de vacinação, até sábado, seguindo de onde o calendário havia parado e respeitando o esquema escalonado por idade.

Amanhã será a vez de idosos com 82 anos receberem a vacina, na sexta-feira (26), os de 81 anos, e no sábado (27), aqueles com 80 anos, além da repescagem dos que tiverem acima dessa idade e perderam seu dia de vacinação. A população estimada dessas três idades é de cerca de 100 mil pessoas. Mais detalhes sobre o calendário de vacinação serão divulgados posteriormente.

– A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo novos aportes das vacinas e, com isso, vamos retomar o calendário de vacinação. Na quinta e na sexta-feira, todas as unidades de Atenção Primária e alguns pontos extras estarão aplicando a vacina, além de dois postos no sistema drive-thru, na UERJ e no Parque Olímpico. No sábado, além das unidades de saúde, teremos nove postos drive-thru – diz o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Márcio Garcia.

O drive-thru da UERJ e o novo ponto extra de vacinação do Tijuca Tênis Clube funcionarão somente na quinta e na sexta-feira, para receber os idosos de 82 e 81 anos. Já as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municiais de saúde), o posto do Planetário da Gávea e o drive-thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o também novo ponto de vacinação do Museu da República, no Catete, atenderão de quinta a sábado.

Os demais postos drive-thru, espalhados por diversas regiões da cidade, funcionarão apenas no sábado. Esses postos estão localizados nos seguintes locais: Cidade Universitária, na Ilha do Fundão; CMS Belizário Penna, em Campo Grande; CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu; Estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro; Parque Madureira; Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz; Sambódromo, no Santo Cristo; e campus da UFRJ na Praia Vermelha. Contando com o do Parque Olímpico, serão ao todo nove pontos de vacinação neste sistema no sábado.

A população pode consultar a unidade de saúde mais próxima da sua residência no serviço Onde ser Atendido (prefeitura.rio/ondeseratendido). É importante que os idosos levem ao posto de vacinação um documento de identidade, o número do CPF e, se tiver, sua caderneta de vacinação.

Para idosos restritos ao leito (acamados), a família deve se dirigir à unidade de referência de seu endereço, que pode ser consultada no serviço Onde ser Atendido, ou preencher o cadastro no link smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde fará o cadastro do paciente e marcará a visita domiciliar para vacinação, que acontecerá no prazo de até 30 dias.

HORÁRIOS DOS POSTOS DE VACINAÇÃO:

Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26:

Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Tijuca Tênis Clube
– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 9h às 15h
– Drive thru da UERJ, no Maracanã
– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

Sábado, dia 27:

Funcionamento das 8h às 17h
– Clínicas da família e centros municipais de saúde
– Planetário da Gávea
– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 8h às 14h
– Drive thru do Engenhão, no Engenho de Dentro

Funcionamento das 9h às 15h
– Drive thru da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão
– Drive thru do CMS Belizário Penna, em Campo Grande
– Drive thru do CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu
– Drive thru do Parque Madureira
– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca
– Drive thru da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz
– Drive thru do Sambódromo, em Santo Cristo
– Drive thru do Campus da UFRJ na Praia Vermelha