No dia do Consumidor, PROCON CARIOCA realiza  “Mutirão de Negociação de Dívidas e Problemas” na Zona Oeste

0
247

O PROCON CARIOCA, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, realiza um grande mutirão para  negociação de dívidas e solução de problemas de consumo, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março.

A ação  que se iniciou nesta terça-feira (14), segue nestas quarta-feira (15) e quinta-feira (16), de 10h às 16h, no Shopping Bangu, localizado na Rua Fonseca n° 240, Bangu, Zona Oeste do Rio. Ontem, no primeiro dia de ação, foram realizados 355 atendimentos.

Além da equipe do Procon Carioca, mais de 30 empresas de varejo, telecomunicações, instituições financeiras e  concessionárias de serviços públicos, participarão da iniciativa. O evento também conta com o apoio institucional da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ e do Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados, entidades de defesa do consumidor.

Os consumidores poderão registrar queixas, esclarecer dúvidas sobre seus direitos e ainda realizar o cadastro na plataforma “Cosumidor.gov.br” que tem a gestão feita pelo do órgão.

Já em casos de reclamações, os interessados devem levar cópia dos documentos pessoais, além dos comprovantes de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais.

O objetivo é garantir que os consumidores tenham suas demandas resolvidas na hora pelas empresas, mas para os casos em que a empresa  não esteja no local, o Procon Carioca fará o registro das solicitações para envio aos fornecedores, que terão prazo de dez dias para solucionar as questões.

Órgãos da Prefeitura do Rio também estarão presentes oferecendo serviços aos cidadãos cariocas.

Por meio da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Socia, a população poderá ter acesso a vários serviços, como:

– Divulgação e orientação sobre acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social
– Orientações sobre Documentação Civil
– Emissão do ID Jovem
– Emissão da Carteira do Idoso

A Secretaria de Trabalho e Renda vai disponibilizar cadastro da população no banco de oportunidades, recebimento de currículos e orientação sobre a carteira de trabalho digital e seguro desemprego.

“O Dia do Consumidor é uma motivação a mais para uma ação itinerante do Procon Carioca, que possibilite a prestação de diversas instituições e variados serviços de atendimento às demandas do cidadão”, afirma Igor Costa, Diretor Executivo do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

“No momento em que o Brasil conta com 78% de consumidores superendividados, o mutirão realizado pelo PROCON CARIOCA só reafirma a responsabilidade e zelo com que este tão renomado instituto, cuida dos consumidores cariocas. A CDC da OAB-RJ, segue ao lado do PROCON CARIOCA não só neste mutirão, mas em inúmeras pautas em prol dos consumidores”. Afirma Tarciso Amorim, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ .

 

Confira as instituições participantes:

CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO

– ÁGUAS DO RIO
– IGUÁ
– LIGHT
– NATURGY
– ZONA OESTE MAIS
– CEDAE

EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES

– OI
– NET
– CLARO
– CLARO MOVÉL
– EMBRATEL
– NEXTEL
– TIM

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

– CAIXA ECONÔMICA
– ITAÚ
– ITI
– SANTANDER
– BANCO DO BRASIL
– CREFISA
– BRADESCO
– NEXT

EMPRESAS DE VAREJO

– CASAS BAHIAS
– CASAS BAHIAS.COM
– PONTO
– PONTO.COM
– EXTRA
– EXTRA.COM
– LOJAS AMERICANAS
– LOJAS AMERICANAS.COM
– SUBMARINO
– SHOPTIME
– SOUBARATO
– MAGALU  


ÓRGÃOS PÚBLICOS

– Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM-RIO
– Secretaria Especial de Juventude Carioca – JUV-RIO
– Secretaria Municipal de Trabalho e Renda – SMTE
– Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade –  SMTDI
– Secretaria Municipal de Assistência Socila – SMAS