Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que caiu a confiança dos consumidores com a retomada econômica do país e do Estado

0
350

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que consumidores fluminenses estão menos confiantes com a retomada econômica do país e do estado para os próximos três meses. O levantamento feito entre os dias 15 e 18 de outubro, com 320 pessoas, aponta que 35,9% dos entrevistados estão pessimistas ou muito pessimistas com a retomada da economia brasileira, contra 31,6% da pesquisa feita em setembro. Os confiantes ou muito confiantes diminuíram de um mês para o outro: 46,6% em agosto para 45,3% em outubro. 

Em relação à retomada econômica do estado para os próximos três meses, o pessimismo também aumentou. Em setembro eram 36,3% e agora, em outubro, são 42,2%. Os confiantes ou muito confiantes somam, na pesquisa atual, 37,6% contra 40,7% do mês passado.

Inadimplência e endividamento

O número de consumidores inadimplentes nos últimos três meses aumentou. 29,4% disseram ter ficado inadimplentes ou muito inadimplentes, enquanto na pesquisa anterior esse número era de 27,6%. Ficaram pouco inadimplentes 15,6%. No mês anterior eram 17,8%. Os consumidores que não ficaram inadimplentes foram superiores à sondagem anterior: 54,4% (setembro) e 55% (outubro). 

Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 62,4%, seguido das contas de luz, gás, telefone, água e internet (39%), crédito pessoal (37,6%), cheque especial (22%) e IPVA (21,3%). 

O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses, segundo a nova pesquisa, ficou em 38,8%, abaixo do levantamento anterior que apresentou índice de 43,1%. Os poucos endividados são 25%, contra 26,9% de setembro. 36,3% não ficaram endividados. Na pesquisa do mês passado, eram 30%. 

 

Emprego

Nos últimos três meses, 32,8% tiveram muito medo de perder o emprego, 17,5% afirmaram que tiveram pouco medo e 49,7% não tiveram medo. 

Em relação aos próximos três meses, 27,5% disseram que estão com muito medo de perder o emprego, enquanto 47,8% não têm esse temor. 24,7% relataram estar com pouco medo de perder o emprego.

 

Renda familiar

A quantidade de consumidores fluminenses que afirmaram ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses apresentou queda de 46,7%, em setembro, para 40,1% nesse novo levantamento. Os índices mostram que aumentou ou aumentou muito a renda familiar de 18,1%, contra 14,3% da pesquisa anterior. 41,9% disseram que a renda familiar continuou como está, enquanto 39,1% tiveram essa sensação no mês passado. 

Para os próximos três meses, 22,5% acham que a renda familiar vai reduzir ou reduzir muito, número menor do que na sondagem de setembro, que apontou 22,9% dos consumidores com essa sensação. Já os que acham que a renda familiar vai aumentar ou aumentar muito subiu em relação ao mês passado: 29,3% (setembro) e 30,3% (outubro).

 

Consumo de bens duráveis

Nos últimos três meses, 47% disseram que os gastos foram menores com bens duráveis. 23% gastaram mais e 30% tiveram gastos iguais. 

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis nos próximos três meses, 42,8% afirmaram que irão mantê-los, enquanto 30,7% diminuirão e 26,5% aumentarão. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.