Prefeitura de Angra dos Reis atua na Aldeia Sapukai para combater a Covid-19

0
650

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os casos de Covid-19 na Aldeia Sapukai estão sendo acompanhados e monitorados pelo Departamento de Saúde Coletiva, via Programa Especial de Saúde Indígena e Vigilância Epidemiológica.

Até o momento, 30 casos do novo coronavírus foram registrados na comunidade indígena por meio de uma ação constante de busca ativa.

Entre os casos positivos está o cacique Domingos, que começou a apresentar os sintomas no último dia 14. Seu teste foi realizado no 9º dia. Ele foi acompanhado e monitorado durante todo o tempo. Na terça-feira (23), o cacique começou a sentir falta de ar e foi até a unidade de saúde localizada dentro da aldeia. Devido a sua cultura, ele inicialmente resistiu às orientações dos profissionais, pois estava aguardando o término do ritual de pajelança. Mas, depois de muita conversa, ele aceitou ser tratado no Centro de Referência Covid-19, onde no momento está internado no CTI, recebendo todos os cuidados.

Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde faz um trabalho contínuo e incansável de prevenção ao novo coronavírus na Aldeia Sapukai, com estratégias específicas diante da sua realidade cultural. Há doação de máscaras e orientações para que a população permaneça na aldeia. Além disso, os pacientes com síndrome gripal são tratados profilaticamente, com os testes para Covid agendados para o 10º dia, e os doentes crônicos recebem atenção especial. As equipes de saúde visitam as famílias constantemente, dando todo o suporte para a população indígena.