Prefeitura do Rio anuncia entrada na fase 6A de retorno das atividades: museus e casas de festas infantis podem reabrir

0
821

Prefeitura do Rio anuncia entrada na fase 6A de retorno das atividades: museus e casas de festas infantis podem reabrir.


A duração da fase 6A será de pelo menos 30 dias, com início nesta terça-feira, 1° de setembro. Crédito: Reprodução/Prefeitura do Rio


A Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira, 31/08, a entrada na fase 6A do retorno às atividades na cidade. Fica autorizada a reabertura de museus, galerias de arte, parques de diversão, bibliotecas e centros culturais, com atenção aos protocolos sanitários e às regras de ouro de afastamento social. Também estão autorizados a voltar a funcionar casas de festas infantis e espaços de recreação para crianças em shoppings. A ocupação terá que se limitar a um terço da capacidade, e os estabelecimentos deverão informar com clareza, na entrada, o limite máximo e a quantidade de pessoas permitida pela lei.

Na área da educação, os cursos profissionalizantes e de capacitação podem reabrir com aulas presenciais, desde que seja respeitado o protocolo de afastamento elaborado pela Vigilância Sanitária municipal.

Fase dividida em duas partes

A fase 6 foi dividida em duas, A e B. A duração da fase 6A será de pelo menos 30 dias, com início nesta terça-feira, 1° de setembro. No fim desse período, será feita nova avaliação pelo comitê científico, com base nos números de contágio, de ocupação de leitos nos hospitais e de óbitos.

– Após o entendimento de todos os parâmetros e critérios, verificamos que é possível dar continuidade à passagem para a fase 6A, com liberação de algumas atividades. É uma subdivisão, como fizemos na fase 3. Pelo mesmo motivo: como há um número maior de atividades, que poderia provocar impacto nas curvas de contaminação, dividimos a fase, de forma criteriosa e cautelosa.Logo após a fase 6B, sairemos das fases previstas para a flexibilização e entraremos no chamado período conservador, que vai se estender até provavelmente ano que vem, quando tivermos a vacina ou uma situação de maior equilíbrio – explicou o superintendente de educação da Subsecretaria municipal de Vigilância Sanitária, Flávio Graça.

 

Apelo à população sobre praias e bares

Nada muda em relação às praias na fase 6A. Continuam permitidos apenas o banho de mar e os esportes aquáticos, assim como, durante a semana, os esportes de quadra. Ficar na areia segue proibido.

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, fez um alerta para que a população evite as aglomerações nas praias e em bares. Ela destacou que o Rio se distanciou da fase epidêmica da covid-19, mas reforçou que é preciso manter a atenção às normas de afastamento social, para que os bons resultados contra a doença sejam mantidos. O apelo é para que as pessoas se conscientizem de que a obediência às normas sanitárias é importante para salvar vidas.

– Nos afastamos da fase epidêmica, que foi em maio, mas o momento ainda precisa de atenção por parte da população. O perfil dos pacientes nos hospitais mudou, hoje é de menor gravidade, mas não dá para considerar a doença curada. Não há cura e não há vacina, por enquanto. Na praia, só o banho está permitido. A prática de ficar na areia, com ou sem barraca, é perigosa, porque as pessoas ficam aglomeradas e sem máscara. Não é momento para aglomeração em praias ou em bares – alertou Busch.

LINKS DE VÍDEO

1) Sonora: Flávio Graça, superintendente de educação da Vigilância Sanitária

Imagens Léo Costa / Prefeitura do Rio
Edição: Renee Rocha / Prefeitura do Rio
https://www.flickr.com/gp/ascom_prefeiturario/965502

2) Sonora: Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde

Imagens Léo Costa / Prefeitura do Rio
Edição Renee Rocha

https://www.flickr.com/gp/ascom_prefeiturario/AM56YP

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FASE 6A

https://prefeitura.rio/wp-content/uploads/2020/08/Fase-6A.pdf