Prefeitura do Rio disponibiliza série de vídeos sobre lendas urbanas, geografia e reciclagem na Sala de Leitura Virtual da SME

0
520

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica nesta terça-feira, 27/10, mais uma série de vídeos do canal Sala de Leitura Virtual da SME. Nesta semana, os alunos serão presenteados com cinco vídeos sobre lendas urbanas do Brasil e do mundo, além de uma videoaula de geografia e outra de reciclagem. Os conteúdos da Sala de Leitura são organizados pela equipe da Gerência de Leitura da SME que, toda semana, publica vídeos para que os estudantes das escolas municipais continuem se informando e aprendendo mais, mesmo durante a quarentena.

Serão cinco vídeos que abordam o folclore brasileiro e as lendas urbanas. A professora Márcia Cordeiro falará sobre a história do ahó ahó, criatura mística pouco conhecida mas que faz parte do folclore da região sul do Brasil. O vídeo é direcionado aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos. Na sequência, terá o vídeo sobre a Matinta Pereira, lenda da região norte, voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

O lobisomem será apresentado pela professora Heloísa Helena, que irá trabalhar a Lua e propor um exercício de imaginação: “como seria o lobisomem criado por você?”. Para os alunos do 7º ao 9º e projetos de correção de fluxo, a professora Amália Araújo vai abordar as histórias indígenas e ensinar a fazer origâmis, secular técnica japonesa de dobradura de papel. A última lenda urbana será a da Loira do Banheiro, que é conhecida em vários países. A professora Juliana Machado preparou um vídeo especial para alunos do 7º ano para trabalhar temas como conquistas de direito, liberdade e opressão a partir da lenda.

Ainda tem o vídeo “Onde você mora?”, com a professora Denise Almeida, que irá falar sobre a geografia local e os nossos hábitos em uma videoaula, além de trazer também o conceito de polissemia, com um jogo interativo para revisar o conteúdo. O segundo vídeo da professora Denise será a leitura de sua história autoral, “Os cacarecos do seu Maneco”, que fala sobre reaproveitamento e reciclagem. Os vídeos são recomendados para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Professores, escritores e parceiros da SME, mesmo distantes fisicamente, têm gravado e enviado vídeos para a equipe da Sala de Leitura Virtual, desde o começo do isolamento social. Em março, quando foi criado, o espaço passou a reunir o conteúdo audiovisual e, hoje, já são 134 vídeos com mais de 61 mil visualizações, disponíveis para os 641 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Toda semana há novo conteúdo publicado no espaço, acessado pelos estudantes.

Com foco na leitura, literatura e cultura, os vídeos são pensados para todos os anos de ensino atendidos pela Rede Municipal: da Educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Já participaram do canal imortais da Academia Brasileira de Letras, como Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e o diretor de cinema Cacá Diegues.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca.

Sala de Leitura
A Sala de Leitura Virtual foi criada para levar mais leitura e conhecimento aos estudantes da Prefeitura do Rio. A ideia do canal é dar continuidade ao trabalho de leitura, que, em situação comum sem pandemia, estaria permeando o aprendizado nas 1.543 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os professores também têm sido grandes incentivadores desse trabalho, produzindo, indicando e convidando seus alunos a consumirem o conteúdo criado especialmente para eles. O resultado positivo tem trazido até mesmo estudantes de outras redes de ensino e anos escolares para acompanhar o conteúdo gratuito da programação.

SME Carioca 2020
A Sala de Leitura Virtual também está na plataforma de estudos SME Carioca 2020, que já conta com mais de 7 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Escola.Rio, lançado recentemente pela SME com uma série de funcionalidades para pais e alunos. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino ainda contam com uma grande vantagem ao acessar o aplicativo Escola.Rio: não terão gasto com o consumo de dados de sua conexão, pois a Prefeitura oferece o serviço de navegação gratuitamente.