Prefeiturado Rio, HotéisRIO e Deat celebram parceria para ampliar o monitoramento da cidade

0
144

Para melhorar a segurança de cariocas e visitantes, a Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações Rio (COR), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) celebraram parceria para aumentar o monitoramento das regiões de maior movimentação turística da capital. Com o acordo, a Deat terá acesso às câmeras da Prefeitura que, em contrapartida, vai poder instalar novos equipamentos de vídeo no topo dos hotéis da Zona Sul e do Centro. 

“O COR está sempre em busca de melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana e essa iniciativa nos permitirá a implantação de câmeras em coberturas de hotéis localizados em pontos estratégicos, que iremos mapear. Além disso, essa parceria é muito importante porque permite que o monitoramento tenha outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes”, destacou o chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman. 

Atualmente, são mais de mil câmeras de monitoramento, com previsão de ampliação para 10 mil até o fim do ano, instaladas pela PPP da Iluminação Pública – Consórcio Smart Luz. 

A parceria foi firmada durante encontro que reuniu, no COR, Caderman; a delegada da Deat, Patrícia Alemany; e a superintendente do HotéisRIO, Theresa Jansen.  

Para a superintendente do HotéisRIO, as câmeras, com zoom de até 42%, permitirão o monitoramento eficiente e o mapeamento dos pontos sensíveis de ocorrência de delitos. Uma ação que aumentará a segurança de cariocas, turistas e da rede hoteleira. 

“Estamos muito felizes com esse avanço, principalmente, por saber da instalação de mais câmeras com esse alcance excelente, possibilitando maior precisão e agilidade na ação dos agentes de segurança”, afirmou a superintendente. 

De acordo com a delegada Patrícia Alemany, a integração das câmeras do poder público com as do setor hoteleiro são uma iniciativa de grande valia para a segurança. Ela frisou que a combinação de tecnologia com ações de inteligência permitirá a melhoria da segurança nos pontos turísticos.