Ícone do site Caminhos do Rio

Prêmio Edson Luís abre inscrições da terceira edição para projetos de impacto social no Rio de Janeiro

Estão abertas, até 16 de junho, as inscrições para a terceira edição do Prêmio Edson Luís. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que celebra o empenho de nove jovens da cidade do Rio de Janeiro com idades entre 15 e 29 anos. Serão selecionados projetos de diferentes áreas de atuação: Esporte, Cultura, Educação, Inovação Social, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, Diversidade e Inclusão e Comunicação e Ativismo. O Prêmio Edson Luís foi criado com o intuito de manter viva a memória do estudante secundarista morto pela Ditadura Militar, em 1968.

Para se inscrever, basta estar dentro da faixa etária, ser morador da cidade do Rio de Janeiro e ter desenvolvido, sozinho ou em grupo, algum projeto das temáticas da disputa. As iniciativas inovadoras devem ter sido implementadas há pelo menos um ano da data de abertura das inscrições. O formulário de participação deverá ser preenchido nas redes sociais da JUVRio (www.instagram.com/juvrio).

Os projetos passarão por uma comissão avaliadora, composta por servidores da Prefeitura do Rio. Os critérios de avaliação são: apresentação, inovação, resultados/impactos, replicabilidade, inclusão social da juventude, garantia de direitos e governança. Entre os dias 1º e 13 de agosto estará aberta a votação para o público geral, também por meio das redes da Secretaria.

A entrega do Prêmio Edson Luís será em uma cerimônia solene. Os vencedores serão contemplados com um troféu, certificado de reconhecimento e a publicação das iniciativas em um periódico específico nas redes sociais da JUVRio. A lista final com os nomes dos projetos premiados será divulgada no dia 31 de agosto.

Leia o regulamento completo do prêmio no site: www.juv.prefeitura.rio/editais.


Quem foi Edson Luís

Edson Luís de Lima Souto foi um estudante de 18 anos, assassinado durante um protesto no antigo restaurante Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. O local oferecia comida a baixo custo e foi palco da resistência contra a Ditadura Militar. Sua morte gerou manifestações em vários cantos do Brasil, e a sua luta por direitos é lembrada até hoje. Em 2021, a Secretaria da Juventude confirmou a importância de Edson Luís, dando à sua memória o devido respeito com uma premiação que leva seu nome.

Sair da versão mobile