Procon Carioca firma convênio com Universidade Cândido Mendes e Faculdades Simonsen para a implantação de postos avançados de atendimento

0
337

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, da Prefeitura do Rio, acaba de assinar convênio com as Faculdades Integradas Simonsen, em Padre Miguel, e com a Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, para a implantação de postos avançados do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nestas unidades de ensino.

Os técnicos do Procon Carioca vão capacitar alunos do curso de Direito das instituições que, a partir daí, irão atender a população nos Núcleos de Práticas Jurídicas dos campus. O treinamento dos alunos está previsto para acontecer após o período de férias, no início de 2023.

“É um convênio de grande importância para as Universidades a fim de adequar os procedimentos de atendimento e processamento das demandas dos consumidores para a linguagem e rotina das plataformas utilizadas pelo Procon Carioca. Para o Procon, é também uma grande oportunidade de divulgação de seu trabalho junto à Comunidade Acadêmica”, afirma o servidor do órgão, Luiz Minucci.

Outro benefício iminente é a criação de novos postos de atendimento para a população, cuja demanda de questões de consumo aumenta a cada dia. “O Procon Carioca busca sempre ampliar o atendimento a todos os pontos da cidade e acelerar a resolução dos problemas regidos pelo Código de Defesa do Consumidor”, afirma Igor Costa, diretor executivo do instituto.

É nesse foco de estender o atendimento a todo o município, que o Procon Carioca já atua com o programa itinerante, Procon Nos Bairros, que, até outubro de 2022 realizou mais de 2 mil atendimentos. E também inaugurou um ponto fixo para atendimento em parceria com a Central 1746, localizada na sede da Prefeitura, na Cidade Nova. O convênio com as instituições de ensino amplia ainda mais esse viés itinerante.