Rede de Oportunidades da Firjan promove encontro entre BrasFELS e fornecedores fluminenses

0
339

A 6ª edição do Programa Rede de Oportunidades da Firjan SENAI SESI reuniu cerca de 150 representantes da cadeia produtiva de petróleo, gás e naval para conhecer as demandas do BrasFELS, subsidiária da Keppel Offshore & Marine. A iniciativa tem o objetivo de promover uma série de encontros entre fornecedores da indústria fluminense e compradores, para que estes apresentem suas oportunidades e requisitos de fornecimentos. O evento ocorreu na sede da federação, em 2 de fevereiro.   

Marco Felix, head de Supply Chain da BrasFELS, mostrou a importância do evento para a retomada do mercado naval no Brasil e abriu diálogo para que os representantes locais entrem em contato para futuras operações. “A gente tem uma preferência de comprar no mercado local. Primeiro porque a logística vai ser menor; também tem o tempo de fabricação, só que temos o custo que nos faz pensar. O Brasil ainda está longe de conseguir desenvolver uma cadeia local. Temos muita demanda e muita coisa para acontecer. O mercado está quente e a gente tem que se preparar para ele. Contudo, nem sempre ganha o melhor preço, às vezes é o melhor prazo. O mercado voltou, a demanda está grande para o desenvolvimento da nossa indústria”, afirmou Felix.    

Foi apresentado, também, o portal Paradigma, um sistema de cotações on-line desenvolvido pela BrasFELS. Entre os benefícios da solução, de acordo com o head de Supply Chain, destacam-se a facilitação na comunicação nas etapas do processo de compras, a realização da transação de maneira segura, a agilidade na aquisição de produtos e serviços e a eliminação de etapas manuais. A previsão é que esteja disponível no início do segundo trimestre de 2023.

 

Mais de 120 oportunidades 

A Firjan SENAI SESI mapeou mais de 120 oportunidades de conexão entre fornecedores e a empresa demandante da vez. O papel da federação é também contribuir no desenvolvimento do fornecedor, para que ele possa concorrer às demandas das grandes empresas. No encontro, empresários podem tirar dúvidas sobre o processo de compra e fazer networking.    

“Seguimos com o Programa Rede de Oportunidades Óleo, Gás e Naval em 2023, porque temos um horizonte de investimentos ao longo de todo o encadeamento produtivo. O objetivo é aproximar os agentes do mercado, de modo que as empresas venham apresentar suas oportunidades e como fazer para fornecer a esses grandes demandadores”, pontuou Felipe Siqueira, analista de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). 

Siqueira afirmou que, na BrasFELS, dois FPSOs entrarão em operação este ano, o Ana Nery e o Almirante Barroso, nos campos de Marlim e Búzios, respectivamente. “A partir da nossa visão estratégica, conseguimos detalhar quais seriam os itens demandados de cada módulo e entender como a Firjan SENAI SESI pode atuar para reduzir gaps de competitividade e, assim, apoiar os fornecedores a terem maiores chances de fechar novos negócios”, acrescentou.

 

Para ser o primeiro a saber das próximas edições é só preencher este formulário: https://forms.gle/uS1oX5xTqBw6Qb179