Resende – Terceira edição do descarte de lixo eletrônico

0
186

A Prefeitura de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), apoia pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa do Rotary Club em promover o Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. O projeto está marcado para o próximo dia 19 de julho, de 9 às 15 horas, no Parque das Águas.

A ação, além de ser a alternativa ideal para que as pessoas descartem adequadamente os resíduos eletroeletrônicos, também pode ser considerada uma excelente iniciativa social, pois o recurso financeiro arrecadado com a venda do material recolhido para uma empresa licenciada é doado à FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer).

A população de Resende pode se direcionar ao Parque das Águas (ao lado da Beira Rio), a pé ou de carro, para realizar o descarte de qualquer eletroeletrônico que tenha em casa, desde aparelhos pequenos como celulares e afins, até ventiladores, fogões, geladeiras e lavadoras de roupas. Vale ressaltar que a iniciativa é realizada no formato drive thru – apenas com uma parada, para que ocorra o descarte na tenda inflável, instalada em frente ao parque, junto à caçamba roll on – e todos devem usar máscaras.

Na primeira edição, em 2018, segundo Maira Ferrari da Cunha, bióloga e educadora ambiental da AMAR, conseguiram arrecadar 10 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, já no ano passado, 5 toneladas foram arrecadadas. A expectativa para este ano é de que consigam arrecadar a mesma quantidade do ano passado.

Além do descarte realizado no Parque das Águas, no dia 19 de julho, também haverá pontos de coleta em Visconde de Mauá e em Engenheiro Passos. O apoio do setor de Serviços Públicos será fundamental nesta etapa, pois irá recolher o lixo eletroeletrônico descartado nesses pontos após o período estabelecido.
Esta ação é de extrema importância para toda a cidade, já que é a oportunidade de a população destinar de forma correta os seus resíduos sem contaminar a natureza.

Confira os locais e horários de descarte em Visconde de Mauá e em Engenheiro Passos:

Visconde de Mauá

De 13/7 ao dia 16/7, de 9h às 12h.
Local: Administração Regional situada na Sede do Parque Estadual da Pedra Selada. Rua Wanceslau Braz, número 240, Visconde de Mauá.

Engenheiro Passos

Dias 15/7 e 16/7, de 8h às 11h e de 13h às 17h.
Local: Casa Azul, Administração Regional. Avenida das Camélias, sem número, Engenheiro Passos.