Rio de Janeiro – Em três dias de fiscalizações, Prefeitura registra 2.788 autuações

0
662

Em três dias de fiscalização do novo decreto, a Prefeitura registrou, ao todo, 2.788 autuações – multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Entre elas, foram aplicadas 289 multas a bares, restaurantes e ambulantes, além da interdição de 42 estabelecimentos que estavam em desacordo com as determinações atuais.

Somente no domingo, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) contabilizou 1.188 autuações, com 12 estabelecimentos fechados e 43 multas a ambulantes, restaurantes e bares. Os comboios de fiscalização foram formados por agentes da Seop, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, e percorreram as localidades de Santa Cruz, Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Andaraí, Vista Alegre, Vila da Penha, Madureira, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Catete, Largo do Machado. As operações contam também com ações destacadas da Guarda Municipal por todo o município e com bloqueios móveis em pontos estratégicos da cidade para coibir a entrada de ônibus e vans fretados, que eventualmente estejam descumprindo as determinações da Prefeitura.

– É importante destacar a diversidade e capilaridade das ações que temos feito. Pela natureza do atual decreto, nossas fiscalizações passam por operações nas praias, comércio regular e ambulante, bares e restaurantes, além de eventuais festas clandestinas e temos feito isso nos mais diversos pontos do município. O saldo, no geral, é positivo, mas sabemos que precisamos continuar firmes com o trabalho de orientação e fiscalização para autuar aqueles que ainda seguem desrespeitando as regras – avalia o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Na tarde deste domingo, um dos comboios de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública fechou uma festa clandestina (pool party) com cerca de 300 pessoas, no bairro da Taquara. O responsável pelo evento foi identificado e autuado.

Já no início da noite as equipes de fiscalização da Prefeitura interditaram outro evento, dessa vez no bairro de Colégio. A festa contava com aproximadamente 150 pessoas e o organizador foi multado.

E no início da madrugada de segunda-feira, a Seop realizou outra operação, culminando com o encerramento de uma grande rave, que contava com cerca de duas mil pessoas. A festa estava sendo realizada em uma pousada em Vargem Pequena. O responsável pelo evento não foi identificado e a autuação foi feita em nome do estabelecimento.

As multas podem variar de R$ 2.800,00 a R$ 15.000,00, de acordo com a avaliação da Vigilância Sanitária em cima das provas e evidências apresentadas.

A Guarda Municipal fez ações em pontos onde são registradas aglomerações e nas denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio. As equipes atenderam chamados nos bairros de Madureira, Campinho, Vila Valqueire, Engenho Novo, Bento Ribeiro, Leblon, Gávea, Copacabana, Urca, Botafogo, Lapa, Centro do Rio, Tijuca, Ilha do Governador, Vila Isabel, Taquara, entre outros.

Os agentes também realizaram patrulhamento em toda a orla da cidade para orientar banhistas sobre a proibição da permanência na areia. As rondas aconteceram nas praias do Leme ao Pontal, incluindo Flamengo, Botafogo e Urca. Também aconteceram na orla da Zona Oeste, nas praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Para restringir o acesso às praias de Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba, bloqueios foram instalados na Avenida Estado da Guanabara e na Estrada da Barra de Guaratiba. O acesso à praia da Joatinga também contou com bloqueios operados pela Guarda Municipal na Estrada do Joá para coibir a ocorrência de aglomerações.

Equipes do Grupamento Especial de Trânsito (GET) percorreram toda orla para fiscalização da proibição de estacionamento contida no decreto. Durante todo o fim de semana foram multados 596 veículos.

Durante as ações de patrulhamento, o som das viaturas foi utilizado para emitir mensagens sonoras com orientações de prevenção do contágio do novo coronavírus, como lavar as mãos constantemente e o uso da máscara de proteção facial. As ações são realizadas em pontos que registram grande movimento de pessoas como praias, praças e paradas de transporte público.

O patrulhamento também foi reforçado nas estações do BRT, com equipes atuando para coibir aglomerações e a ocorrência de calotes. Ação acontece nos três corredores do sistema, Transcarioca, Transolimpica e Transoeste.